ARTIGO: VOCÊ NÃO PRECISA SER A SUPER MÃE E TAMBÉM PRECISA DE TEMPO. VAI DESCANSAR, MÃE!

Um artigo para as super mamães leitoras do nosso blog.

É com amor. E com carinho.

Você hoje está exausta e ainda tem que dar conta dos filhos até a hora de dormir, é isso? Será que dá pra delegar esse colinho de mãe hoje? Deixar o pai, a avó, a secretária… alguém tomar conta das crianças? Dá pra se trancar no quarto e tirar umas horinhas só pra você? Relaxa, mãe. Vai descansar! Você não precisa ser 100% sempre. Ninguém é.

É essa mania da gente de achar que é mesmo um polvo, que tem trocentos braços e que é nosso papel cuidar de absolutamente tudo e ainda ter que estar linda e leve para brincar com as crianças no final de um dia exaustivo. Que bom se você consegue fazer tudo isso. Mas, sabe aquele dia em que você diz: “Não aguento mais!”? Tudo bem, faz parte. Repassa o colo de mãe – ninguém vai morrer por isso – e vai desopilar um pouco.

Na verdade, não precisa deixar chegar a esse ponto. Normalmente, o dia a dia de quem é mãe é cansativo mesmo. Isso porque a gente assume responsabilidades demais e muitas vezes pode até delegar algumas atribuições a outras pessoas, mas acaba abraçando tudo.

Ok, por mais que o pai ou qualquer outra pessoa na casa contribua com esses afazeres das crianças, só a gente sabe, de fato, quando está faltando fralda, se precisa comprar algum remédio, qual o dia de levar ao pediatra, o que vai na bolsa da escola, se teve alguma alergia ou porque não está indo tão bem nos estudos. Verificar se o filho lanchou, se almoçou, se jantou. Ui, cansei só de lembrar.

O problema é que a gente abraça tudo isso e, muitas, vezes, mais que o cansaço físico, pesa mesmo é a cabeça da gente, que parece que vai dar um nó às vezes. Não é assim? Então relaxa, mamãe. Você precisa de tempo pra você também.

Uma horinha para uma caminhada, uma academia (exercícios físicos ajudam muito, porque liberam serotonina – um neurotransmissor que provoca aquela sensação de bem-estar). Você precisa, nem que seja, se dar ao luxo de tomar aquele banho sozinha, deixando a água cair no corpo e relaxando.

Ah, não tem tempo? Tem, sim. A gente sempre achou que já não tinha tempo até nascer um filho, não é verdade? E quem tem mais de um filho sabe: a gente pensava que com um filho já não tinha mais tempo pra nada… até nascer o segundo.

Ou seja, as coisas vão se arrumando. Coloque na sua rotina um tempinho pra você. Que não seja diariamente, mas que ao menos uma vez na semana possa sair com as amigas – ou jantar só com o marido, tomar aquele banho relaxante, sair para caminhar, ler um livro em um local sossegado…

Enfim, não espere para dizer “eu não aguento mais!”. Coloque mais leveza no seu dia. Não é fácil administrar a nossa vida e também a dos filhos. Tem as atribuições das escolas das crianças, a logística das visitas ao pediatra, arrumar a bagunça da casa, a fralda que faltou, o filho que adoeceu, o leite pra fazer… Não. Não precisa ser tudo com você. Peça ajuda!

Delegue o colo de vez em quando. E se você é mesmo daquelas que quer ser a “super mãe”, tudo bem, lembre-se que isso também é por eles. Ninguém quer uma mãe pilhada a ponto de explodir. Uma mãe calma, tranquila e feliz é uma mãe muito melhor para seus filhos. Então para tudo e vai descansar!

Fonte: Sarah Eleutério | Delas – iG

Foto: O Município Blumenau

_________

Leia também:

  • ROSA, CINZA E VERDE-MENTA: INSPIRAÇÕES PARA A DECORAÇÃO DE QUARTO DE BEBÊ. CLIQUE AQUI E CONFIRA.
  • CLIQUE AQUI E SAIBA COMO ESCOLHER A COR DO QUARTO DO BEBÊ.

Deixe um comentário