Com telhado verde, morador tem até horta em cima da casa

Está cozinhando e sentiu falta de um tempero? Sem problemas: suba na laje de casa e pegue o que precisa. Estranho? Não para quem tem um telhado verde, com horta plantada nele, como explica Ricardo Cardim, da SkyGarden Envec, empresa que fez uma instalação desse tipo para um cliente.

Se você prefere ter os condimentos mais à mão, pode optar por outra vegetação na cobertura. Cardim afirma que não há grandes restrições. “Planta-se desde grama até uma jabuticabeira, que não oferece problema para a laje, pois as raízes crescem para os lados”. Sua empresa trabalha com uma tecnologia trazida do Japão, onde foi criada há 27 anos. “Lá, o maior uso dessa prática é para criar hortas, pois a terra utilizável é escassa”, conta.

João Feijó, da Ecotelhado, outra companhia do ramo, sugere usar plantas típicas da região, até como maneira de devolver à natureza o que dela foi tirado pelas edificações. Com imaginação, é possível fazer todo um projeto paisagístico no teto de casa.

A principal característica das coberturas verdes é que – além de bonitas e, eventualmente, práticas (como as hortas e os pequenos pomares) – são ambientalmente corretas. Feijó explica que um telhado desse tipo ajuda a diminuir em até 20º C a temperatura da laje. “As plantas impedem que a energia solar transforme-se em energia térmica e esquente o ambiente”, afirma. Assim, há menos necessidade de refrigeração interna da construção, levando a uma economia de energia. “O ar condicionado é o vilão do gasto energético”, lembra. Além disso, Feijó conta que o sistema de telhado verde guarda água da chuva, que pode ser reaproveitada na residência.

Tanto a instalação quanto a manutenção são simples. Não é preciso fazer nenhum reforço na construção, pois o peso da estrutura toda instalada é bem menor do que o que uma laje deve suportar segundo as regras brasileiras. A manutenção, segundo Cardim, é idêntica à de um jardim. “Corta-se a grama, tiram-se as ervas daninhas, e nem precisa se preocupar muito com irrigação, pois o telhado acumula água”, conta.

Tão ou mais importante que tudo isso, para Feijó, é outra característica dessas coberturas: “aproximam mais as pessoas da natureza, tão em falta nas cidades”. Que o diga quem dispõe de uma horta no teto de casa.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra

 


Deixe um comentário