Como adquirir a consciência corporal?

Quando há algo errado com o nosso organismo, ele costuma nos enviar sinais de alerta. Entretanto, muitas vezes nós não os reconhecemos porque não temos conhecimento de como o nosso próprio corpo funciona.

Assim, pequenos problemas podem ir se acumulando até nos sentirmos fadigados, sem energia para realizar as mais simples tarefas. Daí a importância de adquirirmos a consciência corporal, que pode trazer mais energia e saúde para as nossas vidas e, consequentemente, mais qualidade de vida.

O que é a consciência corporal?
É um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais – internos e externos. Comunicamo-nos com o mundo externo através dos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato), recebendo estímulos e processando-os na mente. A comunicação com o mundo interno não é muito diferente. Também recebemos estímulos que são feitos através das terminações nervosas presentes em músculos, articulações e órgãos.

Os benefícios da consciência corporal
Os movimentos que o corpo executa têm objetivos bem definidos. Se tomarmos consciência e nos concentrarmos nestes movimentos, eles se tornam mais corretos. É como se nós fizéssemos o corpo chegar mais rápido aos seus objetivos sem desperdiçar energia. Prestar atenção ao funcionamento e ao comportamento do próprio corpo é a ideia básica da consciência corporal. É uma espécie de autoconhecimento, ou seja, entender o que o corpo é capaz de fazer, bem como suas limitações. Muitas doenças surgem do fato de levarmos o corpo além do que ele é capaz de suportar e de maneira brusca.

Clique aqui e confira a matéria completa.

Crédito da fotografia.


Deixe um comentário