COMO CULTIVAR FRUTAS NA VARANDA DO APARTAMENTO?

Jabuticabas, pitangas, limões, laranjas e morangos. Já imaginou colher essas frutas na varanda do seu apartamento ou quintal? Hmmmmmmm, delícia!

Saiba que, com alguns cuidados que você vai conferir a seguir, seu sonho de ter um pomar pode virar realidade.

Confira!

LIMOEIRO


É uma das frutíferas mais fáceis de cuidar, principalmente em vasos. Mas, tome cuidado: a espécie apresenta espinhos no caule e nos ramos.

PARREIRA

Por ser uma trepadeira, ela precisa ser conduzida em algum suporte, como uma pérgola. Os períodos de floração e frutificação variam de acordo com a região, o clima e a variedade de uva. Não se assuste: após a colheita dos frutos, ela perde todas as folhas.

ROMÃZEIRA

Desde a antiguidade, vários povos têm a romã como fruta sagrada e como símbolo de prosperidade. Resistente às condições diversas de temperatura e tolerante às podas, dá lindas flores.

PITANGUEIRA

Além de ser uma espécie rústica e de baixa manutenção, ela é bastante ornamental, seja pelas cores do tronco, pelo perfume das flores, seja pela delicadeza de suas folhas. Os frutos costumam surgir na primavera. Ao cultivá-la em vasos, é preciso acrescentar areia ao substrato para torná-lo mais drenante.

JABUTICABEIRA

Quando seu tronco fica coberto de flores, isso significa que a próxima temporada de frutos será generosa. Mas, não se esqueça: para render jabuticabas saborosas, a espécie exige boa quantidade de regas. Em condições ideais de clima e de cultivo, pode florescer até quatro vezes por ano.

LARANJA-KINKAN

Ótima para fazer compotas ou geleias, ela rende frutos desde o fim do verão até a próxima primavera. Também dá flores muito cheirosas.

____

DICAS IMPORTANTES!

UMIDADE É FUNDAMENTAL

Quando cultivadas em vasos, as frutíferas pedem mais regas do que quando plantadas diretamente na terra. É importante garantir umidade suficiente para seu desenvolvimento, porém sem encharque, pois pode comprometer as raízes.

O SOL É PARA TODOS

As principais espécies frutíferas – romãzeira, jabuticabeira, limoeiro, laranjeira e pitangueira – precisam de sol pleno para produzir. Mas, cuidado com o vento em excesso, que pode ser bastante prejudicial.

LONGE DAS PRAGAS

Para proteger as plantas contra o ataque de insetos, faça pulverizações com óleo de neem, produto orgânico facilmente encontrado em lojas especializadas e que não oferece os riscos dos agrotóxicos convencionais.

DE OLHO NO PESO

Existem diversos tipos de vasos: de plástico, de barro, de cerâmica vietnamita, de cimento e de resina. Além de apresentarem uma diferença em relação à absorção da água proveniente das regas, os materiais também se diferenciam pelo peso. Quem mora em apartamento precisa atentar a essa questão, por isso, é importante contratar um paisagista para cuidar do projeto. O profissional saberá calcular o peso total do conjunto (vaso + substrato + espécie) e indicar se é possível (ou não) a colocação no local.

CAMA ESPECIAL

Uma boa dica para jardins sobre laje, como em apartamentos térreos, é criar uma caixa de contenção de alvenaria para abrigar a espécie. Essa solução aumenta a profundidade disponível para a raiz crescer.

SAÚDE É O QUE INTERESSA

A adubação mensal é fundamental para manter as espécies em vasos sempre saudáveis. Além de fornecer nutrientes às plantas, os adubos melhoram a textura do solo. Entre os adubos orgânicos, húmus de minhoca e farinha de osso (ou de cascas de ovos) são ótimas opções.

TAMANHO É DOCUMENTO

Um dos erros mais comuns é cultivar a planta em um vaso menor do que o ideal. O torrão, aquela parte de terra que vem junto com a raiz, não pode ser retirado no transplante da espécie. O novo lar deve ser, no mínimo, 20% maior do que o original. O ideal é deixar 10 cm entre o torrão e a parede do vaso.

Que tal escolher as frutas que você mais gosta e planejar o seu pomar?

Mande-nos fotos: nós vamos adorar acompanhar!

Fonte: Casa e Jardim

_____

Leia também:

  • Bonito o ano inteiro: clique aqui e confira 10 plantas para cobrir o perolado.
  • Plantas naturais: quais espécies você pode colocar no banheiro? Clique aqui e confira.

Deixe um comentário