Condomínio Residencial Villeneuve: o passo a passo para a construção de uma quadra poliesportiva oficial

A Engenheira Civil Mauren Nabaes Ferrari Soder, da Proma Construções, gerenciou no último sábado, 22 de setembro, o início das obras da quadra poliesportiva oficial do Condomínio Residencial Villeneuve, em Jaraguá do Sul. Acompanhe a entrevista e saibam quais são as etapas de construção da área social de um dos mais sofisticados empreendimentos da construtora.

Você é a engenheira responsável por gerenciar as obras da área social do Condomínio Residencial Villeneuve, que prevê uma piscina adulto com raia olímpica, uma piscina infantil, quiosques com churrasqueira, gazebos, trilha de caminhada, quadra poliesportiva oficial, playground, entre outras opções de lazer e convivência. Como estão os projetos e as execuções desses espaços?
Mauren: O espaço externo contempla aproximadamente 5.500 m² de área verde. É o maior jardim dentro de um condomínio residencial em Jaraguá do Sul. Mais uma vez, a Proma Construções está tendo a oportunidade de deixar outra marca registrada na cidade. O projeto para este empreendimento está fantástico – as piscinas externas já estão prontas e o foco agora está no revestimento das áreas de passeio e no jardim.

Como é o processo de planejamento de uma área social de um dos maiores condomínios residenciais de Jaraguá do Sul?
Mauren: A partir de um anteprojeto é desenvolvido um projeto final, que é aprovado com o apoio da Comissão do Jardim, eleita pelos condôminos. Como o empreendimento é muito grande, ocorrem várias reuniões, que compreendem desde a aprovação do layout até a avaliação dos orçamentos enviados pelos fornecedores. Após esse processo, iniciam-se os trabalhos.

No último sábado, 22 de setembro, iniciaram as obras da quadra poliesportiva oficial do Condomínio Residencial Villeneuve. Conte-nos um pouco sobre o passo a passo do projeto e a expectativa de ver o espaço finalizado.
Mauren: O processo é extenso. No local onde está a quadra foi feito, primeiramente, um trabalho de terraplanagem para o nivelamento do terreno. Posteriormente, foi realizado um levantamento planialtimétrico para erguer um número suficiente de coordenadas de pontos da superfície do terreno, dando condições para a execução do projeto estrutural, que também previu uma estrutura reforçada para que não ocorram patologias em longo prazo. Para isso, foi desenvolvida uma laje com uma espessura de 15 cm, na qual o calculista optou por não haver dilatação. Por ser uma laje de quadra externa de exportes, é necessária uma inclinação de aproximadamente 8% de queda para a captação de água. A responsabilidade é muito grande e a expectativa torna-se maior ainda em ver tudo dar certo, afinal, são 600 m² e não podem haver erros. O tempo de início da terraplanagem até a concretagem foi de aproximadamente 60 dias.

As obras de uma quadra são demoradas, visto que algumas etapas precisam ser executadas sem interrupção. Quais são as etapas de construção de uma quadra poliesportiva?
Mauren: O primeiro passo é acompanhar a previsão do tempo. No dia em que executamos a concretagem e a queima do piso, a equipe trabalhou interruptamente das 7h da manhã de sábado até às 4h10 de domingo, ou seja, foram 21 horas de trabalho para 600 m² e 130 m³ de concreto para as lajes e as vigas. Ao ser lançado o concreto na estrutura, ele é vibrado e, para o nivelamento, é usada régua vibratória e régua manual. Usamos o concreto 25 Mpa e optamos por não usar aditivos. A concretagem iniciou às 9h e finalizou às 17h15, sem interrupções – tínhamos sempre um caminhão de concreto de reserva, pois a quadra não pode ter emendas na concretagem, já que podem acarretar em fissuras. Também precisa haver a cura do concreto por algumas horas para o mesmo obter resistência, ou seja, endurecer, e para que a máquina alisadora possa iniciar o polimento. Após o primeiro lançamento, passaram-se sete horas para dar início ao processo de queima. Foram utilizadas uma máquina alisadora simples, uma dupla e duas manuais. Na medida em que iam queimando o piso, foi passado com um rolo um produto químico na laje da quadra para auxiliar na cura, protegendo, assim, o concreto da desidratação e substituindo a lona para cobrimento. Conforme foi anoitecendo, o processo de endurecimento foi retardando por causa do frio. Dessa forma, atrasou um pouco o polimento, estendendo-se os trabalhos até às 4h10 de domingo. Eu gerenciei de perto todas as etapas e acredito que a presença de um engenheiro neste momento é importante devido à grandiosidade do trabalho. No final tudo acabou bem e eu fui para casa muito feliz, com um sentimento de dever cumprido.

Uma das etapas também prevê a escolha do piso (asfáltico, concreto, emborrachado, etc.). Qual foi o material escolhido e por quê?
Mauren: O piso escolhido foi em concreto com pintura em P.U., ou seja, Poliuretano Alifático – um revestimento monolítico de altíssimo desempenho. Sua espessura, somada com a base e o selador, totalizará 275 µ m. Esse material possui alta resistência à abrasão e aos raios UV, fator importante por ser uma quadra externa. A pintura impermeável acrescenta resistência à superfície do substrato, além de facilitar a limpeza. A pintura poderá ser feita após 30 dias da concretagem, devido à cura do concreto. Como é uma quadra poliesportiva, as modalidades de vôlei, futsal, tênis e basquete serão abrangidas.

Para finalizar a construção de uma quadra poliesportiva, é necessária a colocação de redes, iluminação e acessórios. Qual é a data prevista para a inauguração do espaço?
Mauren: Já temos um projeto de alambrado e iluminação específica para a quadra oficial. Com a concretagem executada, já estamos marcando a segunda etapa, a qual consiste nas furações para as fixações – tanto do alambrado, quanto dos postes de iluminação. Em paralelo, será feita uma escada de acesso entre o jardim e a quadra. Conforme já mencionei, após a concretagem é preciso aguardar 30 dias para a pintura, então eu acredito que para novembro a quadra estará apta para uso.

E qual é a previsão de término de todos os espaços da área social do Condomínio Residencial Villeneuve?
Mauren: Estamos finalizando o contrato de prestação de serviços com a empresa de jardinagem. Acredito que no final de novembro até o início de dezembro – em condições climáticas favoráveis para o plantio – a área social do Condomínio Residencial Villeneuve estará pronta.

 


Deixe um comentário