COZINHA: 5 HÁBITOS QUE DEVEM SER ALTERADOS

Manias – quem não tem? E, quando o assunto é cozinha, parece que essas manias se multiplicam, não é mesmo?

Listamos cinco hábitos muito comuns entre os brasileiros que devem ser alterados imediatamente! São pequenas atitudes que, com certeza, farão muita diferença na sua saúde e ainda contribuirão com a saúde do planeta.

Abaixo, descubra se você tem algumas dessas manias!

1. Lavar alimentos na pia

40

Na correria para preparar a refeição, jogamos os alimentos na pia para lavá-los e esquecemos que, na maioria das vezes, esse espaço não está devidamente limpo. Por mais que você nem perceba, esse tipo de superfície acaba juntando resíduos que podem contaminar o alimento. A sugestão é utilizar algum recipiente para que ele não entre em contato direto com a pia: pode ser uma bacia ou um pote, mas bem limpinho.

2. Higienização das tábuas de corte

41

Se tem um item que corre o risco de juntar bactérias ao longo do tempo é a tábua de corte. Seja ela de madeira ou de plástico, seu uso pode ser considerado até anti-higiênico. Isso acontece porque, graças aos cortes da faca, a superfície fica porosa e os alimentos podem entrar nessas ranhuras, aumentando a proliferação de bactérias. Para isso não acontecer, é essencial que a tábua seja higienizada imediatamente após o seu uso – use água quente e sabão para retirar todas as sujeirinhas e não guarde antes de estar bem seca. Outro truque valioso para fazer a limpeza da tábua é usar a mistura de uma colher de hipoclorito de sódio 2,5% (a famosa água sanitária) em um litro de água.

3. Latas abertas na geladeira

42

Sabe quando você abre a lata de leite condensado e usa apenas uma colherada? Sei que pode dar preguiça, mas é importantíssimo que você não coloque o recipiente aberto direto na geladeira. Isso porque a embalagem rompida pode passar substâncias tóxicas para o alimento. O ideal é que você passe o que sobrou do produto para algum outro pote – de vidro ou de plástico – e, aí sim, coloque para refrigerar.

4. Lavagem do pano de prato

43

O pano de prato é um companheiro na cozinha. Ele serve para enxugar a louça, as mãos e até a pia. Por este motivo, é um objeto muito propício a proliferação de bactérias – ele pode estar mais contaminado do que a tampa de um vaso sanitário. Para evitar isso, os panos de prato devem ser trocados diariamente ou em dias alternados e lavados com água quente e água sanitária. É importante também que você tenha sempre três tipos em uso: um para enxugar as mãos, um para a louça e o outro para cozinha em geral, assim não há contaminação cruzada. É claro que, se você não quiser correr nenhum risco, sempre há a opção de panos descartáveis ou toalhas de papel.

5. Descarte de óleo no ralo

44

Você já deve ter ouvido falar que o óleo de cozinha não deve ser descartado no ralo da pia, não é mesmo? Essa informação é totalmente verídica e deve ser seguida a risca. Isso é incorreto por dois motivos distintos. Primeiro, porque os componentes do óleo causam a obstrução do encanamento e, segundo, porque ele contamina milhares de litros de água, causando consequências ambientais gravíssimas. A dica é armazenar o óleo velho em garrafas PET para depois levá-las aos postos de coleta da sua cidade.

Todas essas dicas são importantes e devem ser seguidas à risca – assim, você está cuidando da sua saúde, do seu bem-estar e da vida do planeta.

Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário