EMPRESA BRASILEIRA INVESTE NA RECICLAGEM DE ISOPOR PARA CRIAR OBJETOS DE DECORAÇÃO

01

O que para muitos é lixo, para essa empresa brasileira virou matéria-prima. A Santa Luzia, referência em acabamentos e decoração, tem investido em um projeto inovador no país.

Depois de anos trabalhando com madeira, a empresa passou a trabalhar com a reciclagem de isopor (também conhecido como EPS – Poliestireno Expandido), transformando um dos materiais mais maléficos para o meio ambiente e revolucionando a sua produção.

02

Assim, a Santa Luzia começou a investir em pesquisas para que pudesse ser feita a reciclagem e o reaproveitamento desse material no Brasil. A substituição dos materiais começou em 2002 e, em 2016, a empresa reciclou 5.674.446 kg de isopor e 125.050 kg de poliuretano, utilizado como isolante.

03

Atualmente, esses resíduos plásticos são reutilizados na confecção de produtos como rodapés, rodatetos, guarnições, rodameios e revestimentos de piso e parede, além de espelhos, molduras e porta-retratos. O processo substituiu cerca de 98% da madeira utilizada na fábrica.

Essa iniciativa fomenta a reciclagem de um produto que, ao invés de causar danos ao meio ambiente, será transformado em peças de longa duração.

04

Reciclagem de isopor como oportunidade mercadológica

O recolhimento do isopor é feito em todo o país por cooperativas de reciclagem. Outras empresas que utilizam o material, agora, também têm uma alternativa de descarte. A reciclagem do isopor e a fabricação de novos produtos é feita em Braço do Norte, Santa Catarina.

05

O arquiteto Marcelo Rosenbaum é um dos nomes que assina uma linha exclusiva com a Santa Luzia. Uma das coleções do designer, Escamas, traz três opções de revestimentos que fazem referência a peixes brasileiros: Pirarucu, Curimba e Aruanã.

06

Além do Brasil, a Santa Luzia exporta seus produtos para os Estados Unidos, Japão e América Latina. A marca também detém o selo verde RGMat, que garante a segurança na compra de materiais sustentáveis.

07

E aí, curtiu?

Além da estética dos produtos na decoração, a preocupação com um material que com certeza teria como destino o lixo, faz toda diferença!

Fonte: Follow the Colours

________

Leia também:

Sustentabilidade: clique aqui e confira dicas para economizar energia elétrica.

Clique aqui e saiba como transformar uma gaveta em sapateira.


Deixe um comentário