Sorrir promove quatro benefícios à pele do rosto

Ao mesmo tempo em que faz bem para a alma, o ato de sorrir melhora a elasticidade da pele, combate rugas e flacidez e ativa a circulação sanguínea, garantindo hidratação à cútis e retardando o envelhecimento cutâneo.

A afirmação tem base científica, já que, ao dar boas risadas, movimenta-se 12 músculos faciais, número que dobra quando liberamos deliciosas gargalhadas. E é justamente esse estímulo muscular, aliado à liberação da serotonina e da endorfina – substâncias ligadas à sensação de bem-estar -, que prolonga a firmeza e o aspecto jovial da pele.

Confira quatro benefícios do sorriso para quem deseja ficar com a cútis lisinha e macia como um pêssego.

Melhora a elasticidade
A perda da elasticidade da pele começa a ser percebida com mais facilidade após os 35 anos, fase em que o organismo começa a reduzir a produção de colágeno e elastina, substâncias responsáveis por dar firmeza e sustentação à cútis. Por isso, a contração espontânea dos músculos provocada pelo riso é importante, já que age como uma espécie de fortalecedora do tônus muscular.

“Ao estimularmos os músculos do rosto, conseguimos deixá-lo mais firme, ativando a produção de substâncias que sustentam a pele”, afirma Fernando Passos Freitas, dermatologista pós-graduado em Medicina Estética.

Suaviza rugas e flacidez
Com os movimentos do rosto desencadeados pelo sorriso, os músculos da pele ficam mais firmes, prevenindo o surgimento de rugas, linhas finas e diminuindo a flacidez. Atenção: os resultados dependem da genética de cada um e também das características da ruga.

“Vale lembrar que o sorriso não vai eliminar todas as marcas de expressão. A contração muscular e a liberação de serotonina e endorfina vão apenas suavizar algumas linhas finas e prevenir a formação de novas. Rugas antigas que se aprofundam na pele precisam de tratamentos estéticos específicos”, explica Fernando.

Ativa a circulação sanguínea
Os movimentos dos músculos decorrentes de um largo sorriso também melhoram a circulação sanguínea, interferindo diretamente no aspecto da cútis do rosto. “O sorriso promove uma dilatação de nossas artérias, o que proporciona uma melhor circulação do sangue no organismo”, explica Katleen Conceição, dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ajuda a hidratar a pele
Em decorrência de uma circulação ativa obtida por meio do estímulo dos músculos pelo ato de sorrir, a pele sofre uma oxigenação local – fazendo com que os nutrientes cheguem mais facilmente às camadas mais profundas da pele. “Com a melhora da circulação, aumenta a produção de colágeno, que confere elasticidade e sustentação à pele, além de deixá-la mais hidratada, bonita e viçosa”, garante a médica.

Fonte: Agência Hélice – Especial para o Terra
Crédito da fotografia.


Deixe um comentário