Mau humor pode estar relacionado à variação na produção de hormônios

Oscilação no humor todo mundo tem ou vai ter algum dia. O importante é descobrir a causa: problema no trabalho? Em casa? Com a família? Ou, ainda, no trânsito? São essas as indagações que norteiam a reportagem veiculada no dia 29 de maio pelo Jornal Hoje, da Rede Globo.

É importante destacar que a preocupação vem quando não há uma causa definida para a mudança de comportamento. Nesse caso, a origem pode estar nos hormônios, já que o humor é regulado por um neurotransmissor chamado serotonina – essa substância é liberada constantemente no nosso organismo.

As mulheres têm essa alteração no humor todo mês, durante o ciclo menstrual. Já os homens, em duas situações da vida: ao entrar na adolescência e por volta dos 50 anos de idade. De acordo com a ginecologista Mara Diegoli, entrevistada durante a matéria, se a serotonina está alta, você está feliz, está alegre, está contente. Quando cai o nível de serotonina, a pessoa se torna mais deprimida.

Para o médico Guilherme da Cunha Galvani, o grande problema está no fato das pessoas não acreditam que as mudanças de humor podem ser causadas por alterações no organismo. “Com isso, as pessoas acabam ficando muito tempo sem o diagnóstico, porque é mais fácil dar desculpas para os sintomas: falta dinheiro, falta companhia, não gosto do emprego, etc. O mais importante, em se tratando de doenças que envolvem as emoções, é ficar atento a todas as mudanças de humor para que o tratamento efetivo seja aplicado o quanto antes”, alerta.

Clique aqui e acompanha a reportagem completa.

Fonte da fotografia.

 


Deixe um comentário