VOCÊ SABE COMO LAVAR FRUTAS E HORTALIÇAS CORRETAMENTE?

Por serem consumidos crus (na maioria das vezes!), frutas, hortaliças e verduras fazem parte de um grupo de alimentos que apresenta risco à saúde humana, caso não sejam lavados adequadamente.

Você sabia que as folhas (como alface, rúcula etc.) devem receber atenção redobrada: segundo a Anvisa, os vegetais verde folhosos foram identificados como os produtos de maior preocupação sanitária desta categoria, pois já foram associados à múltiplos surtos com elevado número de doenças em, pelo menos, três regiões do mundo. Por isso, esses alimentos nunca devem ser consumidos sem uma higienização prévia.

E atenção: lavá-los com água ajuda, mas não é o suficiente. “A higienização desses alimentos com água corrente de boa qualidade pode reduzir até 90% da carga microbiana, porém não é suficiente para manter a contaminação em níveis seguros para o consumidor”, afirma Maurício Bonatto, doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

O ideal é que seja usado vinagre ou hipoclorito de sódio na higienização. “De uma forma geral, para se realizar a desinfecção adequada de frutas e hortaliças é essencial utilizar 200 ml de vinagre em 1 litro de água ou 1 colher de sopa de água sanitária em 1 litro de água e deixar os alimentos expostos a essas soluções por 15 a 20 minutos”, explica Maurício.

O professor destaca, ainda, que também não devem ser usadas esponjas com detergente para lavar frutas, pois elas oferecem o risco de contaminação cruzada. “A contaminação cruzada se caracteriza pela contaminação do alimento por um micro-organismo existente em algum utensílio que foi submetido à limpeza com a esponja. Por isso, a esponja tem alta presença de micro-organismos, dentre eles, patogênicos”, afirma. “Após o uso contínuo, a esponja deverá ser descartada”, completa.

Por fim, a ANVISA também fornece um passo a passo de como lavar esses alimentos corretamente:

1) Faça uma seleção retirando as folhas, partes e unidades deterioradas.

2) Lave em água corrente os vegetais folhosos (alface, escarola, rúcula, agrião, etc.), folha a folha. Já as frutas e os legumes devem ser lavados um a um.

3) Coloque de molho por 10 minutos em água clorada, utilizando produto adequado para este fim (ler o rótulo da embalagem), na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa para 1 litro).

4) Enxague em água corrente os vegetais folhosos folha a folha, e frutas e legumes um a um.

5) Faça o corte dos alimentos para a montagem dos pratos com as mãos e utensílios bem lavados.

6) Mantenha sob refrigeração até a hora de servir.

Dicas importantíssimas para a saúde você sempre lê aqui, no nosso blog 😉

Fonte: Casa e Jardim

____

Leia também:

  • Como manter a casa livre de insetos? Clique aqui e confira.
  • Você sabe como conservar as hortaliças por mais tempo? Clique aqui para descobrir.

Deixe um comentário