LIBERDADE, ACONCHEGO E FLEXIBILIDADE: HOME SWEET OFFICE

Cada vez mais, o mundo está encontrando adeptos do home office, ou seja, da possibilidade de se trabalhar em casa ou de casa. Mas, como o universo de interiores está se comportando diante dessa nova realidade?

É o fim das delimitações, os arquitetos consideram. Essa é uma das principais ideias que permeiam os atuais projetos de interiores. Quanto mais integrados e versáteis forem os ambientes, melhor! E, quando se trata de um escritório dentro de casa, esse conceito, claro, também está presente.

“Houve um momento em que sobrava para o home office ambientes muito pequenos, alguns até sem janela. Isso mudou. As pessoas querem espaços amplos, com luz natural, plantas por perto, se possível com uma vista gostosa e, com exceção de quem precisa de concentração total e silêncio absoluto, não isolado da área social da casa”, observa o arquiteto Bruno Batistela, do Kwartet.

Varandas e salas de estar têm sido os principais locais escolhidos para esse tipo de escritório. “E nada de trazer o mundo corporativo para o décor. O caminho é seguir o visual do restante da casa, criando uma integração natural”, comenta Daniela Frugiuele, da Suite Arquitetos. Segundo ela, hoje as pessoas precisam de poucas coisas para trabalhar em casa. Em geral, optam por uma mesa e um móvel com gavetas e nichos de uso múltiplo.

“Para fugir do cinza, do preto e do bege convencionais, a tendência é investir em tons mais alegres e suaves”, garante a arquiteta Luciana Castro, dona do escritório que leva o seu nome. Segundo Henrique Diaz, diretor de planejamento da agência de pesquisa de tendências Box 1824, cada vez mais personalizados, a maioria dos home offices não segue padrões. “É claro que podemos elencar uma série de características comuns entre eles, mas ao mesmo tempo há uma crescente customização para suprir melhor as necessidades da quem vive e trabalha no mesmo lugar.”

A relações-públicas Graça Salles talvez seja a perfeita tradução desse novo morar. Ela já não lembra mais do tempo em que era obrigada a enfrentar o terrível trânsito da capital paulista para chegar ao trabalho e soube muito bem dividir o espaço da intimidade doméstica com o cotidiano profissional.

    

Graça optou por utilizar um dos dois dormitórios de seu apartamento (de 140 metros quadrados), no bairro dos Jardins, mas fez questão de derrubar as paredes que o isolavam da sala. Ela também preferiu usar portas de correr. “Uma ótima solução. No geral, deixo aberto. Só fecho quando preciso receber convidados para reuniões e coisas assim”, diz ela, que ainda resolveu dar mais uma função ao ambiente. Colocou um sofá-cama logo ao lado de sua mesa de trabalho e ganhou um agradável quarto de hóspedes.

Você estava em busca de inspirações para o seu escritório em casa? Se essa matéria ajudou, deixe o seu comentário 🙂

Fonte: Casa Claudia

____

Leia também:

  • Home office: clique aqui e saiba como se organizar para trabalhar em casa.
  • Reforma inteligente: clique aqui e confira dicas para aproveitar um apartamento pequeno.

Deixe um comentário