“MESINHAS DE CAFÉ” (COFFEE TABLES): ESSENCIAIS PARA TODOS OS ESPAÇOS

“Os privilégios da mesa lateral incluíam as pequenas prerrogativas de sentar ao lado da torrada e tomar duas xícaras de chá para as outras pessoas.”
(Charles Dickens)

foto 09

Geralmente, as mesas de café são a “peça faltante” do conjunto de móveis da sala porque você as escolhe por último. Estamos certos?

A enorme variedade de formas, tamanhos e alturas torna a escolha difícil porque é necessário levar em consideração dois aspectos – a estética e a funcionalidade. Se, por um lado, a mesa é um suporte prático para revistas, copos de chá ou seu laptop, por outro lado, completa a sua sala de estar com um toque criativo. A dica é: a mesa de café ideal deve se misturar com o mobiliário existente e ser funcional.

Tamanho e proporções são as palavras-chave para obter uma confortável sala de estar. Uma mesa de café excessivamente grande fará com que o espaço fique abarrotado. Já um móvel muito pequeno se perderá na sala de estar e não proporcionará suporte para os seus objetos.

A forma e a altura da mesa devem ser escolhidas com base em sua posição em relação à poltrona ou sofá. Uma mesa de café retangular será perfeita se situar na frente do sofá (a uma distância de 50 cm), permitindo, assim, espaço suficiente para caminhar. Uma mesinha quadrada ou arredondada será muito útil se for colocada de lado em relação ao sofá (ao lado do apoio de braços). A sugestão é que a mesinha acomode um abajur (e o seu livro favorito!) e que esteja na mesma altura do sofá.

As modernas mesas de café de altura ajustável são perfeitas para casas pequenas. Às vezes, elas também podem ser alongadas – nesses casos, são mesas de café, mas que podem se tornar mesas de jantar.

Você gosta de harmonia? Então experimente a dissonância! Harmonia não significa necessariamente combinar formas e cores. Uma sala de estar com linhas limpas será mais interessante com uma mesa de café oval ou uma arredondada. Uma mesa de café de metal ou de vidro dará o toque certo ao seu sofá de couro e as cores contrastantes deixarão o seu espaço impressionante. Uma mesa de madeira com acabamento natural ou laqueado é uma obrigação para salas de estar clássicas, especialmente se estiver enriquecida com decorações e molduras.

Uma última dica! O vidro é o ator principal para mesas de café de estilo contemporâneo: transparente e delicado em sua forma, as mesas de café de vidro são fáceis de limpar, mas um pouco perigosas quando se tem crianças. Nesse caso, melhor escolher as de plástico, que são mais resistentes.

Confira alguns modelos que podem servir de inspiração para a sua sala de estar.

foto 07 foto 08

foto 10 foto 11

Nada mais gostoso do que ter tempo para tomar um café delicioso em um espaço que você planejou com tanto carinho, não é mesmo? Se você não está conseguindo fazer isso é porque não está planejando adequadamente o seu dia a dia. Que tal conferir um e-book com dicas valiosas sobre a gestão do tempo? É só clicar aqui.

Fonte: archiproducts e arquiteta Caroline Obenaus


Deixe um comentário