10 TRUQUES PARA DEIXAR A CASA CHEIROSA

Quem não gosta de ter a casa sempre cheirosa, não é mesmo? Mas, nem sempre é fácil – seja porque passamos o dia fora e não abrimos as janelas para arejá-la ou porque os cheiros da cozinha insistem em frequentar outros ambientes.

Quer ver quando assamos um peixe, fazemos fritura ou deixamos os armários (especialmente os dos calçados!) sempre fechados. Não, é?

Para ajudar você nessa missão de deixar o seu lar cheiroso, separamos dez dicas que são fáceis de serem colocadas em prática. Depois, compartilhe com a gente se deu certo!

1. Tire o odor de sapatos com saquinhos de chá
Os saquinhos de chá secos tiram o odor, absorvem a umidade e ainda deixam os sapatos cheirando bem.

2. Use o aspirador de pó
Mergulhe uma bola de algodão em um perfume e insira-a no saco do aspirador de pó: enquanto você aspira o cheiro será liberado no ambiente aos poucos.

3. Faça um pot-pourri no fogão
Ferva água em uma pequena panela. Adicione uma fatia de limão, um pouco de alecrim, uma colher de chá de extrato de baunilha e cinco centímetros de água. Ferva e reduza o fogo, mas continue fervendo, preenchendo a água que se evapora.

20

4. Queime papel aromatizado
Com uma folha em mãos, dobre em ziguezague e queime uma das pontas (assopre logo depois de queimar, como um incenso).

5. Lembre das velas apagadas
Se você possui velas sem usar ou cansou de um cheiro em um determinado ambiente, experimente deixar velas apagadas nas gavetas e armários para aromatizar as roupas.

21

6. Use vinagre para neutralizar o cheio do peixe
Para evitar o cheiro forte quando cozinhar peixe, deixe um bowl com vinagre branco ao lado do fogão – ele vai absorver e neutralizar os odores.

7. Use saquinhos de musselina
Preencha-os com as suas ervas, flores e temperos favoritos (todos secos!). Depois, é só colocá-los nas gavetas e armários para deixar a roupa cheirosa.

8. Mantenha as cascas de frutas cítricas
Usou um limão ou uma laranja e a casca ficou sobrando? Coloque sal marinho no interior de uma metade vazia e deixe na geladeira – ela vai absorver todos os cheiros desagradáveis.

22

9. Polvilhe bicarbonato de sódio no carpete ou tapete
Polvilhe uma caixa de bicarbonato de sódio no carpete ou tapete e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, passe o aspirador de pó.

10. Moa grãos de café
Se você tem o hábito de moer grãos de café em casa, sabe que a casa fica com um cheiro maravilhoso. Tente usar os grãos em uma meia limpa dentro do armário ou freezer para retirar odores indesejados.

Você já conhecia essas dicas? Se sim, quais? Seu comentário é sempre bem-vindo!

Fonte: Casa Abril


Deixe um comentário