Como cuidar das plantas de interiores?

Por Equipe BBel

Cultivar plantas em ambientes internos parece simples, mas não é. Manter as plantas verdes e floridas o ano todo requer alguns cuidados, principalmente na hora de escolher o local onde o vaso será colocado. Para que suas plantas cresçam e embelezem os ambientes a dica é mantê-las próximas de janelas e varandas, certificando-se de que receberão luz solar e ventilação adequada. Caso a janela tenha cortinas ou persianas, é importante deixá-las abertas para facilitar a iluminação e a circulação de ar para sua planta.

Conhecer as características de cada planta é essencial para saber qual é o ambiente ideal para que ela se desenvolva. As folhagens são espécies de plantas que melhor se adaptam aos ambientes internos, pois necessitam de menos luz para fazer a fotossíntese. Já as plantas com flores exigem maior incidência de raios solares e uma boa ventilação, sendo mais indicadas para varandas e ambiente abertos.

As plantas que necessitam de incidência direta da luz do sol em suas folhas são classificadas como sendo da espécie de sol. Esse tipo de planta geralmente possui a formação de torrão, que é a combinação de suas raízes com terra compactada. Esse tipo de planta é mais forte e rústica do que as de sombra, por isso são um pouco mais resistentes. Normalmente essas espécies crescem em solo de terra e exigem água em abundância, sendo aconselhável regá-las de três a quatro vezes na semana, bem como adubá-las constantemente.

Os cactos são exceção por serem espécies de sol capazes de absorver a umidade do ar através de uma fina pelugem que cobre suas folhas. Essas plantas preferem solos arenosos e podem apodrecer caso sejam constantemente regadas ou estejam expostas a longas temporadas de chuva.

As espécies de sombra ficam mais viçosas quando são plantadas em solos enriquecidos com serragem, húmus e outros nutrientes necessários. A serragem auxilia na aeração do solo, impedindo sua compactação. Isso permite que as plantas se alimentem melhor e auxilia também para que as finas raízes se desenvolvam. Espécies de sombra também precisam de solos bem drenados para que não apodreçam com o acúmulo de água.

O primeiro passo para quem vai cultivar plantas dentro de casa é escolher o vaso certo para cada tipo de planta. Os vasos indicados para acomodá-las devem ter a partir de 50 centímetros de diâmetro, o que garante espaço suficiente para o desenvolvimento das raízes. O material de fabricação do vaso também influencia no desenvolvimento das plantas, pois está diretamente ligado às trocas gasosas que a raiz faz com o meio ambiente. Vasos de plástico, metal e vidro devem ser evitados, pois não absorvem a umidade excessiva da terra e dificultam a oxigenação das raízes.

Um dos grandes problemas para as plantas cultivadas dentro de casa é o excesso de água, que acaba acumulando nas raízes e apodrecendo a planta. Para evitar este problema, a dica é colocar argila expandida ou brita no fundo do vaso, o que facilita o escoamento da água. Por cima desta camada é recomendado o uso de uma manta sintética, também conhecida como bidim, responsável por impedir que a terra do vaso se misture com a camada de argila ou de brita.

O plantio ou transporte de um vaso para o outro deve ser feito com muito cuidado para não danificar o torrão, nem prejudicar o desenvolvimento da planta. Neste caso, a muda deve ser plantada no centro do vaso, preenchendo o entorno com a mistura proveniente de terra e compostos orgânicos vendidos nas lojas especializadas em produtos agropecuários. É importante pressionar a terra ligeiramente com a mão, até sentir que o torrão da planta esteja firme. Em mudas pequenas é aconselhável encher o vaso com a mistura de terra sem encher até a borda. Na terra devem ser feitos buracos com uma colher de jardinagem para acomodar as mudas, sem dobrar as raízes. Para regar as plantas é preciso estar atento à temperatura ambiente e umidade do ar. Em locais frios é preciso molhar as plantas duas vezes por semana, enquanto nos lugares quentes o recomendado é que se molhe três vezes, sem encharcar o solo.

Clique aqui e confira a reportagem completa.

Crédito da fotografia.


Deixe um comentário