5 DICAS E IDEIAS DE DECORAÇÃO PARA UMA CASA ADAPTADA PARA PETS

Casas ou apartamentos com pets são uma realidade cada vez mais comum nos lares brasileiros. E é possível deixar o ambiente bem confortável para seu cão ou gato!

Veja dicas de arquitetos para selecionar móveis, acessórios e revestimentos adequados e ter uma morada pet friendly.

1. ESPAÇO PARA O ANIMAL

É importante, principalmente para quem tem cães de médio e grande porte dentro de casa, deixar espaços nos ambientes para que o animal consiga circular com tranquilidade.

2. SOLUÇÕES EM MARCENARIA

Para otimizar o espaço, a arquiteta Marina Carvalho recomenda investir em marcenaria ou mobiliário que já tenha espaço para a cama do pet. “Existem também móveis com espaço para o cachorro ou o gato passar, entre a cozinha e a lavanderia, por exemplo. Nesse sentido, planejar a marcenaria é bem adequado”, diz.

Também é possível criar, com o mobiliário, espaços de lazer para os animais de estimação, lembra a veterinária Thaís Matos. “Uma estante colorida com nichos para os bichanos é a mais pura diversão e eles acabam ganhando um espaço personalizado e confortável. Outra opção válida é manter algumas prateleiras vazias espalhadas na parede, onde o gatinho poderá passear e descansar”, aconselha.

3. TECIDO

Confesse: é quase irresistível ver um filme acariciando seu gato no colo ou com a cabeça do seu cão pousada em sua perna. Mas é preciso que o sofá seja resistente para que a presença do animal não danifique o tecido.

Segundo Fritz Paixão, CEO da CleanNew, uma das principais redes de higienização e blindagem de estofados do país, o tecido mais conhecido por ser pet friendly é o couro natural ou sintético. “É mais resistente a odores e de fácil limpeza”, comenta. Outros indicados são o suede, a sarja e a lona de algodão, que também suportam bem arranhões e possuem uma higienização simples.

4. TAPETES

A arquiteta Marina Carvalho aconselha a escolha de tapetes de trama bem fechada, especialmente os sintéticos, como de PVC ou polipropileno. “Esses modelos também são fáceis de lavar, o que ajuda caso o bichinho acabe fazendo suas necessidades por ali”, afirma. Já para quem tem pets com idade mais avançada, a dica principal é escolher tapetes de material antiderrapante. Com relação às cores, bege e nude são consideradas tonalidades perfeitas para não ‘entregar’ manchas ou o excesso de pelos.

5. PLAYGROUND

A arquiteta Cristiane Schiavoni revela: “quando sei que meus clientes têm um bichinho de estimação, busco conhecer as características e hábitos para que ele faça parte e usufrua do projeto. Os cachorros, por exemplo, podem ter cantinho com uma visão ampla das pessoas que transitam pela casa durante o dia, pois essa presença próxima é sinônimo de segurança e felicidade para eles”.

A arquiteta Júlia Guadix lembra que, além da caminha, é preciso lembrar do espaço onde ficarão tapete higiênico ou caixa de areia, comedouro, bebedouro e os brinquedos. “Sempre sugiro que esses itens estejam em harmonia com a decoração da casa, seguindo referências como a paleta de cores, por exemplo”.

Como é o espaço do seu pet por aí?

Fonte: Casa Vogue

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário