5 dicas para usar papel de parede na cabeceira da cama

O papel de parede, quando bem usado, deixa qualquer ambiente mais bonito e aconchegante. No quarto, esse item tem o poder de deixá-lo mais intimista e, se você quiser, mais econômico e espaçoso. Sabe por quê?

O papel de parede pode substituir a cabeceira da cama, tendo, ainda, três vantagens principais: é mais barato do que o couro e a madeira; é mais resistente do que o tecido; e, por último, economiza alguns centímetros, que podem fazer a diferença na circulação ou na abertura de portas e armários.

Nós selecionamos cinco dicas para que você aproveite melhor o papel de parede na decoração do seu quarto:

1. Se não usar cabeceira na cama, escolha papéis vinílicos

Quarto com papel de parede vinílico

O papel de parede próximo à cama vai enfrentar bastante contato com o corpo e precisará de limpezas mais frequentes. Papeis vinílicos possuem uma superfície plástica que fica nova com um pouco de água e sabão neutro.

“O material tem um odor mais forte, mas ele se dissipa com o tempo”, conta Alessandra, da By Floor. “Como todos os papeis de parede, não absorve poeira”, acrescenta.

2. Cuidado na hora de instalar

Se a cama for fixada à parede, instale primeiro o móvel e só depois o papel. Assim, você evita o risco de estragar a decoração com itens pontiagudos, como cabeças de parafusos ou chaves de fenda. “Você pode se apoiar no revestimento, mas ele não resiste a um atrito contundente”, explica Alessandra.

3. Combine as cabeceiras com nichos iluminados

Caso opte por combinar papel e cabeceira, crie nichos para destacar – e proteger – o revestimento. Segundo a arquiteta Adriana, a estrutura, uma espécie de moldura para as estampas, deve estar entre 60 cm e 120 cm de distância do chão, altura da maioria das cabeceiras.

Papel de parede com iluminação

Enriqueça a composição com jogo de luz. Para isso, embuta pontos de LED de 1 wat com intervalos de cerca de 30 cm. Outra opção, recomendada por Adriana, é adotar fitas de LED. Nos dois casos, cuidado com a cor das luminárias. “Para não transmitir frieza, escolha o branco quente ou luminárias em RGB, ou seja, nas cores vermelho, verde e azul”, sugere.

4. Pense nas cores do quarto como um todo

Papel de parede combinando com as cores do quarto

“Equilíbrio é a palavra”, explica a designer de interiores Patricia. Harmonize papeis repletos de tons vibrantes com revestimentos claros e roupas de cama em tons suaves. Outra opção é usar padrões simples e atemporais, como listras, quadrados e círculos. Assim, o papel de parede atrai olhares, mas o cômodo continua agradável e relaxante. Quem gosta de ambientes discretos deve apostar em estampas clássicas, como linho e adamascado, recomenda a arquiteta Adriana.

5. Ouse, mas com sabedoria

Amantes de cores podem – e devem – usar os papéis vibrantes no dormitório. Mas, é importante planejar bem: o revestimento pode custar caro, ainda mais quando se opta por padrões sofisticados. “Eu sempre faço um desenho 3D fotorealista para os clientes”, conta a arquiteta Adriana. Se você não tem a consultoria de um profissional, aposte apenas nos tons que normalmente já aprecia.

É possível combinar várias estampas diferentes, desde que elas se coordenem. Escolha, por exemplo, um mesmo tom que se repita em várias padronagens. Outra opção é misturar padrões de diferentes tamanhos e formas – por exemplo, um papel com estampa de quadrados grandes e outra com listras menores.

Preparado para renovar a decoração do seu quarto com essas dicas? Nossa missão é ajudá-lo a deixar o seu lar ainda mais bonito e o melhor: gastando pouco.

Fonte: Casa Claudia


Deixe um comentário