Eletrodomésticos de design arrojado embelezam a cozinha

A cozinha já tomou o lugar da sala de estar em algumas moradias. Nas casas de quem gosta de fazer comida para os amigos, as visitas não vão se achegando não sofás e cadeiras, mas ao redor do fogão. Por isso, nada mais compreensível do que deixar esse cômodo mais bonito.

Equipar o ambiente com eletrodomésticos é uma boa tática para deixar o cômodo com a cara do dono. “O cliente que valoriza o espaço é o que vai atrás de utensílios bonitos”, afirma o arquiteto Cláudio Porsé. O também arquiteto Caio Andreazza Morbin vai além: o eletrodoméstico pode ser o ponto de partida para a decoração da cozinha. “Se o cliente gosta de cozinhar, a gente tem de pensar, sim, na beleza do produto – mas tem de aliar utilidade a ele”.

Para juntar o útil ao agradável, Morbin costuma desmembrar o fogão. “Fazemos uma torre de alvenaria com micro-ondas e forno embutido. O coocktop fica separado, em uma bancada. É mais prático porque tudo fica ao alcance da mão. Não é necessário se abaixar para mexer no forno”, comenta.

Quanto às cores, têm se observado várias tendências. Por um lado, é comum ver utensílios como geladeira, fogão e liquidificador cromados. É um tom que confere modernidade. Em outros casos, o que predomina é o preto, algo impensável há 60 anos. “O mais importante é que todos os produtos estejam na mesma linguagem. Se for de inox, coloca tudo de inox, para que o ambiente desenvolva uma identidade”, sugere Morbin.

Aliás, os anos 50 servem de inspiração para a decoração da cozinha. São os eletrodomésticos estilo vintage, com cara de antigo. Além do desenho mais cheio de curvas, itens como a geladeira vêm em tons pastel, como antigamente. Ou ainda, em versões coloridas. O público que opta por esse tipo de produto tem perfil mais descontraído.

Essas concepções estéticas opostas têm um ponto em comum, a tecnologia. Não importa se a geladeira ou o fogão lembra os da casa da vovó ou dos Jetsons, eles possuem tudo o que se exige de uma peça atual: mecanismos que permitem economia de energia unidos aos clichês tecnológicos, como luzes de LED, controle de funções por tela sensível ao toque e programação de desligamento automático.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra
Crédito da fotografia

 


Deixe um comentário