Usar protetor térmico antes de passar chapinha preserva o cabelo

É difícil encontrar uma mulher que esteja completamente feliz com o próprio cabelo. Quem tem cabelo liso quer ter cachos e quem tem cachos quer ter os fios lisos. Seja qual for a intenção, é sempre importante cuidar dos fios, como afirmam a cabeleireira Jô Nascimento e a especialista em cachos Zica.

Um dos produtos que ajuda a preservar a estrutura do cabelo é o protetor térmico, que evita que o calor da chapinha ou do secador danifique os fios. Dessa maneira, as mulheres podem alisar ou enrolar o cabelo com menos culpa. Mas, como alertou a cabeleireira Jô Nascimento, o excesso de chapinha ou secador pode causar problemas ao cabelo, por isso o uso do protetor térmico torna-se ainda mais importante.

Normalmente, o produto é aplicado enquanto os cabelos ainda estão molhados para proteger no caso do uso do secador. Se o cabelo secar naturalmente e a mulher optar pela chapinha, o ideal é o usar o protetor em forma de sérum ou spray. Há uma infinidade de produtos e o ideal é que seja utilizado de acordo com o tipo de cabelo.

Há também diferenças na estrutura do cabelo liso ou cacheado. Mulheres com cachos normalmente reclamam da falta de brilho e do aspecto áspero dos fios, mas, segundo as especialistas, isso não é sinal de que o cabelo esteja maltratado. Segundo a cabeleireira Jô Nascimento, o cabelo cacheado tem mais dificuldade de refletir a luz por causa das curvas, mas o brilho pode aparecer logo depois de uma escova ou chapinha.

Outro problema de quem vive com os cachos é que os cabelos cacheados normalmente ficam ressecados com mais facilidade, por causa da menor quantidade de escamas dos fios. Nos lisos, existem mais escamas, que protegem os nutrientes dentro dos fios.

Mas, para quem não está satisfeita com os cachos, há sempre a opção de alisar os fios com o secador e a chapinha, que são procedimentos temporários, ou outras técnicas que utilizam química. Neste último caso, o cabelo alisado não volta a enrolar depois de lavado porque a química desestrutura camadas internas do fio. A especialista em cachos Zica, no entanto, orienta que quem tem cabelo cacheado deve evitar o secador e usá-lo, no máximo, uma vez por semana.

E na hora de escolher o aparelho, o indicado é usar os com difusor, que espalham o calor de maneira menos agressiva. Para pentear os cachos, o ideal são os pentes com dentes largos – e não as escovas – e a direção correta é sempre das pontas para a raiz. No caso dos lisos, a escova pode ser usada, sem problema.

Outro alerta importante é nunca dormir ou prender os cabelos enquanto eles estiverem molhados porque isso enfraquece os fios, o que pode causar a quebra, além de atrair fungos e provocar mau cheiro.

O tratamento dos cachos também exige mais cuidado. Quem tem os fios lisos naturalmente deve tratar o cabelo apenas uma vez por mês com creme, porque o liso segura por mais tempo o tratamento. Já quem tem cabelo cacheado deve se preocupar mais e aumentar o cuidado em quatro vezes por mês, pelo menos, ou sempre que lavar.

Fonte: G1, em São Paulo
Crédito da fotografia.


Deixe um comentário