IDEIAS DE DECORAÇÃO (E ORGANIZAÇÃO!) PARA A LAVANDERIA

Mesmo nas menores áreas, as lavanderias não precisam ser o patinho feio da casa. Pense bem: além de funcional, o ambiente também deve ser bonito e atrativo para inspirar e fazer bem à pessoa que vai lavar e passar (clique aqui e confira cinco dicas para decorar a área de serviço).

As propostas a seguir são prova disso! Inspire-se com elas.

1. Formato de corredor e circulação livre

Tons de azul alegram esta área de serviço de 7,15 m², onde todas as funções se concentram em uma das laterais. “Os pontos hidráulicos ficam embutidos em nichos escavados na parede”, comenta a arquiteta Juliana Pippi, autora do projeto.

A solução permite que as lavadoras caibam sob a bancada de granito branco itaúnas escovado, com 65 cm de profundidade. A pedra arremata o gabinete suspenso, acabado com laminado azul e puxadores embutidos.

32

Outro destaque é o varal de varetas individuais, que se beneficia da ventilação da janela enquanto a parede oposta, livre, exibe um mix de azulejos estampados.

2. Setorizada na continuação da cozinha

Este apartamento de 137 m² teve seus ambientes integrados para ganhar fluidez e ventilação cruzada, medida que favoreceu a lavanderia de 6 m², localizada nos fundos da planta.

Isolada da cozinha pelo portão de chapa metálica perfurada cinza, ela ocupa o espaço deixado pelo antigo quartinho de serviço.

33

A favor da uniformidade, o piso repete o granilite aplicado na sala, referência inspirada pelos corredores do prédio. O laminado verde anima os armários de MDF. Na pequena bancada do tanque, o material é o granito preto São Gabriel.

3. Integração com soluções discretas

É preciso olhar com atenção para perceber que ao fundo da cozinha existe uma área de 5 m² dedicada à lavanderia neste projeto das arquitetas Patricia de Palma e Fabiana Silveira.

34

“Decidimos unir visualmente os ambientes para conquistar uma área funcional maior”, explica Fabiana. A aposta resultou em uma longa bancada de granito cinza absoluto que se estende até a máquina lava e seca, estrategicamente oculta por uma porta vazada.

04_cozinha-img_5701-1-copy

Qual foi o projeto de lavanderia que você mais gostou para servir de inspiração no seu apartamento Proma?

Fonte: Arquitetura e Construção

___

Você quer saber como otimizar ainda mais o espaço da lavanderia? Então clique aqui.

Falando em lavanderia, você quer saber como lavar as roupas corretamente? Basta clicar aqui.


Deixe um comentário