Casa Orgânica é construída com mais de sete mil pneus

São cada vez mais comuns os projetos de casas sustentáveis, em que recursos naturais como a luz solar e a água da chuva são aproveitados. Mais que fazer uso dos recursos renováveis disponíveis, a Casa Orgânica utiliza material descartado e reciclável, como pneus, garrafas PET e de vidro e latinhas de alumínio. A ideia é que a casa seja ecológica durante todo o processo, da construção à utilização.

O projeto é dos produtores Vera e Yuri Sanada e o primeiro esboço surgiu em 1991, quando o casal morava no Japão. O “pneu fundamental” só foi colocado em 2008, com o apoio do IBAMA e da Reciclanip. Até agora, mais de quatro mil pneus compõem as paredes. Até o final da obra, no início de 2013, serão sete mil. A técnica para que a estrutura fique resistente é substituir os tijolos por pneus e “rechea-los” com terra compactada e palha. Depois disso, cada uma deles fica com 150 quilos.

A laje e algumas paredes mais estreitas são compostas por garrafas PET e de vidro. “Para nós é o ‘pet a pique ou pneu a pique’”, brinca Vera. “A resistência das paredes de pneu é enorme. No Japão, onde ocorrem terremotos, foi provado que as paredes resistem bem a eles. Fora o isolamento térmico e acústico.” A substituição dos tijolos por pneus, garrafas e latinhas garante uma economia de 30% em comparação a uma casa convencional.

A residência está localizada na zona rural da cidade de Joanópolis, nas proximidades da represa Jaguari, a uma distância de 115 km de São Paulo. A obra é supervisionada por um arquiteto e outras medidas sustentáveis mais usuais serão aplicadas. “A casa terá captação de água da chuva, reaproveitamento da água e painéis solares, bem como aquecimento da água através do sistema feito com garrafas PET e canos de PVC”, explica Vera.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra

 


Deixe um comentário