A arquitetura como sinônimo de qualidade de vida

A arquiteta Nadine Voitille publicou um artigo no portal Clique Arquitetura sobre a qualidade de vida, que é expressa através do bem estar físico, mental, psicológico, emocional e está fortemente ligada aos relacionamentos sociais (família e amigos) e a um conjunto de fatores que tornam o dia-a-dia mais agradável e estimulante.

A profissional destaca que as relações sociais e as atividades que desenvolvemos ocorrem dentro de espaços, sejam estes abertos (parques, ruas…) ou fechados (nossas residências, locais comerciais…). “Interagimos com o ambiente e somos influenciados por ele”, afirma.

Ambientes Comerciais
“Quando harmoniosos, equilibrados e com características adequadas, atuam positivamente na rotina das pessoas. Um ambiente comercial bem planejado pode estimular uma relação saudável entre os funcionários, aumentando a produtividade e a satisfação de quem trabalha naquele espaço”.

Ambientes Residenciais
“O mesmo ocorre em nossas residências: a escolha das cores, dos móveis, das texturas, a disposição dos elementos no ambiente – com seus volumes, planos, pesos diferentes –, criam uma atmosfera mais leve, ou mais pesada, tornam um local mais introspectivo ou expansivo, geram alegria ou tristeza…”.

No artigo a arquiteta também diz que é preciso analisar sua casa, seu jardim, seu comércio. “Como ele está organizado? O espaço que construímos reflete a maneira como vemos a nossa realidade, expomos nossa personalidade através de como organizamos o meio externo. Se quisermos mudanças podemos também partir do caminho inverso: alterar o meio externo para que contribua positivamente no dia a dia de todos”, pontua.

Valorizar detalhes, criar um espaço de descanso, investir no ambiente de que mais gosta, é qualidade de vida. Qual é o espaço ideal para você? O que o torna feliz? Cuide do que você gosta.

Clique aqui e veja a matéria completa.

Crédito da foto.

 

 

 


Deixe um comentário