A superação em tempos de crise por Paulo Mattos

O advogado e presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Paulo Luiz da Silva Mattos*, concedeu uma entrevista exclusiva para o Blog Proma sobre o otimismo diante da crise e a capacidade de superação do brasileiro. Confira!

Proma: Toda crise é extremamente desafiadora para qualquer empreendedor. Como se manter firme em um cenário, por vezes, tão pessimista?

Paulo Mattos: O mais importante nesse momento é analisar bem os diferentes cenários e olhar profundamente todos os aspectos, tanto os econômicos, quanto os políticos. Não estamos vivenciando um bom período na administração pública, que, a cada dia, nos coloca um arsenal de incertezas. Entretanto, é imprescindível levarmos em consideração que nós, brasileiros, temos muita experiência para atravessar crises.

Nós precisamos olhar e relembrar as histórias de sucesso. Melhor: devemos pegar como exemplo diversas empresas de Santa Catarina, em especial de Jaraguá do Sul, que cresceram de maneira robusta porque desafiaram a crise. Esse é o segredo. É nossa missão acreditar no potencial das nossas indústrias, dos nossos profissionais e confiar na nossa capacidade de superação.

Proma: Os especialistas em economia e política afirmam que um cenário adverso como o atual não pode permitir a retração dos empreendedores. Como isso é possível?

Paulo Mattos: Países como o Brasil sempre são vistos como oportunidade de investimento – nos resta, então, acreditar no que estamos fazendo e no futuro que nos espera, porque nós temos capacitação humana para passar por esse momento tempestivo.

O que precisa ficar em evidência é que nós vivemos em uma sociedade em que as pessoas não têm medo de arregaçar as mangas e seguir em frente. O que não podemos deixar é que a economia pare de crescer e girar, pois só assim novas oportunidades surgirão.

Proma: Como os empreendedores podem criar oportunidades diante da crise?

Paulo Mattos: Se de um lado nós temos um cenário econômico e político que não é favorável, nós temos que olhar para dentro dos nossos próprios negócios e para o mercado. Nós temos que enxergar possibilidades de oportunidade, refazer os processos e, principalmente, ser mais racionais.

Também não podemos deixar de incrementar a tecnologia – só assim conseguiremos mais produtividade. Eu também sou da opinião que a criatividade é fator de extrema relevância diante de uma crise. É o tal do “fazer mais com menos”.

E, por último, temos que acreditar no Brasil – sempre. As crises passam, mas as pessoas permanecem – e permanecem com desejos, querendo o sucesso e fazendo de tudo para crescer pessoal e profissionalmente. É assim que o país também cresce.

Proma: Empreendedores, empregadores, colaboradores, profissionais, clientes, enfim, ser humanos que vivem em sociedade. Quais são as dicas para nos mantermos otimistas diante da crise e seguirmos nosso dia a dia com coragem e determinação?

Paulo Mattos: O primeiro ponto é dizer: “Eu não sou a crise. A crise não cola em mim. Vou fazer de tudo para ignorar esse dilema que não me pertence”. Temos que ser positivos. Esse é o segredo. A vida deve seguir normalmente, com os mesmos propósitos ou, quem sabe, com propósitos renovados ou revigorados.

A receita da sobrevivência está no trabalho, na criatividade e na positividade. Se eu não permito que a crise entre na minha casa, ela não vai entrar – eu vou continuar educando os meus filhos, eu vou adquirir as coisas que faltam, eu vou comprar o meu próprio apartamento, eu vou investir em imóveis. Eu preciso seguir a minha vida, porque ela não para: eu tenho que comer, usar o telefone e por aí vai.

Vamos acreditar nele! Vamos arregaçar as mangas. Os governos passam – e passam rápido. O que nós temos que fazer é levar os nossos projetos adiante porque eles são muito mais longevos.

Proma: Qual é a sua avaliação para o atual cenário da construção civil?

Paulo Mattos: O Brasil tem um déficit de 23 milhões de moradias – é muita coisa! Por isso, a construção civil é um mundo de muitas oportunidades. Na minha análise, esse mercado vive momentos ora mais retraídos, ora mais disparados, mas, na realidade, todo mundo quer realizar o sonho da casa própria e investir em imóveis porque é a certeza de rentabilidade.

Empresas sólidas e com credibilidade, como a Proma, sempre estarão preparadas para fazer frente a esses diferentes perfis de consumidores. A Proma é uma empresa que tem história, mas, principalmente, que conquistou carinho e respeito do mercado – é um exemplo de sucesso e que deve servir de inspiração.

Confira a entrevista completa na Revista Equilíbrio. Acesse: Revista Equilíbrio Proma

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*O advogado e empresário Paulo Luiz da Silva Mattos é pós-graduado em Direito Comercial e Direito do Trabalho, e possui MBA em Direito e Negócios Internacionais. Atua na consultoria empresarial na área do Direito Comercial, Público, Bancário e Civil. É Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) e presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS) – entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que congrega os segmentos da indústria, comércio e serviços (profissionais liberais e autônomos) – gestão 2014-2015.

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