Apartamento se transforma de acordo com o gosto do morador

Com os imóveis ficando cada vez menores, o empresário inglês Simon Woodroffe desenvolveu uma tecnologia que pode ser a solução para a escassez de espaços nas grandes cidades do mundo. Batizado de YO! Home e apresentado na exposição 100% Design, em Londres, o projeto criou um apartamento que se transforma de acordo com o gosto e as necessidades do morador. Assim, dez ambientes diferentes se revezam em um espaço de 80 metros quadrados, conforme quartos, salas de estar e de jantar montados sobre grandes estruturas móveis brotam do chão ou desaparecem no teto.

O segredo do projeto está em 12 peças móveis, que permitem, por exemplo, elevar a cama para revelar, por baixo, um grande sofá em “U” para receber as visitas. Isso faz com que a YO! Home tenha cômodos como uma suíte, um quarto de hóspedes, um cinema, salas de jantar e de estar, escritório, um banheiro com spa, cozinha, espaço para festa e para tomar o café da manhã. Segundo Woodroffe, o projeto se inspirou na concepção japonesa de residências urbanas, marcada pela simplicidade e pela multifuncionalidade dos espaços. Assim, o empresário diz que juntou vários cômodos onde antes caberia apenas um apartamento de um quarto.

A experiência profissional de Woodroffe foi fundamental para que ele conseguisse montar toda a mecânica da residência. Durante muitos anos, o empresário trabalhou em turnês de artistas como Rod Stewart, tornando-se, inclusive, designer de palcos. Ou seja, ele já estava acostumado a lidar com enormes estruturas móveis. E, graças aos seus anos no ramo das turnês, Woodroffe conseguiu reunir uma equipe de profissionais que, entre outras coisas, montou os palcos dos shows de abertura e fechamento das Olimpíadas de 2012.

Alguns dos sistemas são acionados apenas ao toque de um botão, como a cama que se eleva, ou o alçapão que se abre para revelar uma mesa de jantar. Outros são acionados manualmente, mas qualquer pessoa consegue operá-los. É o caso de uma parede móvel, que é aberta ou fechada conforme a conveniência do morador.

Por enquanto, a YO! Home é apenas um protótipo, apresentado pela primeira vez na exposição 100% Design. Mas, com os espaços nas cidades se tornando cada vez mais raros, não será surpresa se um dia você for morar em uma.

Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra


Deixe um comentário