TURQUESA ESTARÁ EM EVIDÊNCIA EM 2019

Depois do púrpura Ultra Violet (18-3838), que trouxe uma proposta complexa e contemplativa para a cor do ano de 2018 eleita pela Pantone, a tonalidade leve e, ao mesmo tempo, luxuosa e alegre do turquesa está entre as apostas que devem reinar no universo da decoração em 2019.

Quem sinaliza é Blanca Lliahnne, especialista em cores Pantone e CEO do Lexus Groupe, empresa que distribui e promove no Brasil a marca responsável por produzir sistemas e lançar as tendências em cores para os mais diversos setores da indústria mundial.

Blanca afirma que o Turquesa deve vir muito forte em 2019. “Além de combinar o azul e o verde, duas cores muito bonitas, ele é uma cor bastante versátil, pois permite o tempero a partir do maior uso do verde ou do azul [em sua composição]. É uma cor jovem, que lembra férias. E quem é que não precisa de férias?”, brinca.

Os tons iridescentes (que são o reflexo das cores do arco-íris sobre uma base branca e brilhante), também têm um grande mercado pela frente, na opinião de Blanca, especialmente nos segmentos voltados aos públicos infantil, infanto-juvenil e adolescente.

Famílias de cores

Na família de cores para o próximo ano, o destaque ficará para as nuances, como explica Blanca. “Eles irão atualizar as cores”, resume.

Assim, os vermelhos, que quase sumiram em 2018, voltarão em tons mais escuros, sanguíneos. Os rosas, por sua vez, continuarão em alta, mas não tão ‘doces’ ou femininos. Ao contrário, deverão aparecer mais ‘secos’ e nudes, seguindo a evolução da cor.

Ainda segundo Blanca, os laranjas serão presença constante e deverão aparecer mais escurecidos, quase marrons, para que não fiquem enjoativos. Já os azuis serão mais acinzentados, com o clássico marinho ficando de fora dos holofotes. A nova mania, de acordo com a CEO, ficará por conta dos amarelos, que aparecerão mais cítricos ou em tom de mel na moda, na indústria automotiva e na decoração.

O verde, eleito cor do ano em 2017 com o Greenery (15-0343), e o roxo, Pantone de 2018 com o Ultra Violet, se mantêm. O primeiro em tons naturais e químicos e, o segundo, em tonalidades mais ‘sujas’ e também suaves.

E aí, o que você acha da aposta da cor turquesa para 2019?

Fonte: Gazeta do Povo

____

Leia também:

  • O significado das cores: pinte o ambiente com a cor certa. Clique aqui e saiba mais.
  • Cores, formas e estampas: o estilo dos anos 70 está de volta na decoração. Quer ver? Clique aqui.

Deixe um comentário