APROVEITE O TEMPO LIVRE PARA REDUZIR O ESTRESSE

Pela manhã, eles mal acordam e já estão no celular, resolvendo problemas do escritório. Na hora do almoço, não se alimentam direito, de tão preocupados que estão com a reunião das 16h. À noite, quando chegam em casa, em vez de se jogarem na cama para uma revigorante noite de sono, varam a madrugada na frente do computador.

Esforçados, detalhistas e exigentes, os workaholics – termo em inglês que designa pessoas viciadas em trabalho – não sabem a hora de parar. E, nas raras vezes em que conseguem, só pensam em metas, prazos e custos. “Pouquíssimas pessoas sabem viver. A grande maioria apenas sobrevive”, afirma o preparador físico Nuno Cobra.

Você é viciado em trabalho? Não sabe? Então faça alguns questionamentos:

você consegue ficar meia hora sem olhar o seu e-mail?
você deixa de almoçar para resolver questões de trabalho?
você dedica um final de semana inteiro para o seu descanso e lazer?
você deixa de se divertir para trabalhar?
você trabalha mais do que dez horas por dia?

Seja em casa, no trabalho ou na vida pessoal, nós precisamos, cada vez mais, fazer uma gestão do tempo organizada e prazerosa. Equilíbrio, aqui, é a palavra-chave. É por essa razão que opções inteligentes de lazer podem nos ajudar a reduzir o estresse, fortalecer o sistema imunológico e até aumentar a autoestima.

_________

Você sabia que o sorriso alivia o estresse? Saiba mais aqui.

_________


Controle remoto: deixa ele pra lá

Acredite: há coisas mais interessantes a fazer do que simplesmente sentar na poltrona, pegar o controle remoto e zapear a televisão. “O ideal é que as pessoas dediquem de 40 a 60 minutos do dia à prática de alguma atividade de lazer”, analisa o cardiologista Marco Antônio de Mattos, diretor do Instituto Nacional do Coração (INC). “É importante escolher alternativas que reduzam o nível de estresse, já que esse é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas”, alerta.

Reponha as energias

Algumas atividades são tão simples e corriqueiras, como ler um bom livro, dar uma gostosa gargalhada ou cantarolar a sua música favorita, que podem ser feitas em casa, ao acordar, ou antes de dormir. Outras, porém, como aprender a dançar, praticar uma luta e fazer um trabalho voluntário, exigem um pouco mais de planejamento e disciplina.

“Muitas pessoas alegam falta de tempo para praticar uma atividade. Mas, se o dia tivesse 36 horas, elas continuariam a reclamar do mesmo problema. O que elas não sabem é que repor energia é tão importante quanto gastar”, alerta a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da International Stress Management Association (Isma).

Relaxe sobre duas rodas

Se existe uma maneira mais saudável e prazerosa de aproveitar o tempo livre, o empresário Alberto Borges de Almeida, 52, não conhece. Ele gosta tanto de pedalar que transformou o hobbie em profissão. “Além de vender bicicletas, incentivo a prática do ciclismo. Há clientes que compram, usam uma única uma vez e, depois, a transformam em cabide de roupas”, lamenta Alberto, que pedala 24 horas por semana. O que não faltam são motivos para quem deseja começar a pedalar ainda hoje. Além de ser considerada o meio de transporte mais “ecologicamente correto” que existe, a bicicleta também tonifi a os músculos, melhora a respiração, previne doenças e gasta calorias.

Ao ar livre, uma hora de exercícios consome em torno de 350 calorias. No spinning, o gasto calórico pode chegar a 600. “Além de oferecer as mesmas vantagens que a corrida, andar de bicicleta não sobrecarrega as articulações porque não gera impacto”, salienta o professor de Educação Física Carlos Ruhl, da Upper Sport Site Club, no Rio.

_________

Aprenda cinco maneiras de relaxar sem gastar dinheiro. É só clicar aqui 😉

_________


Cante ou toque um instrumento

Pode até não espantar os males, mas o canto ajuda a proporcionar bem-estar. É o que garantem os médicos das mais diferentes especialidades que utilizam a música como recurso terapêutico no tratamento de doenças como hipertensão, ansiedade e câncer. “A musicoterapia é um excelente complemento à terapia convencional. A proposta é fortalecer emocionalmente o paciente para que ele aprenda a lidar melhor com os sintomas da doença”, avalia a psicóloga e musicoterapeuta Cristiane Ferraz Prade, do Hospital Israelita Albert Einstein.

06

Estudos recentes garantem que a música potencializa a reabilitação de pacientes com quadros de doenças degenerativas do cérebro e melhora a coordenação motora de deficientes físicos. Durante sete anos, o psiquiatra Daniel Chutorianscy coordenou o projeto “Conto com você – magia e encantamento no Hospital Infantil Getúlio Vargas Filho”, em Niterói (RJ). Segundo ele, a iniciativa proporcionou uma redução de 30% no tempo médio de internação dos pacientes. “Música é um grande aliado terapêutico porque estimula imunologicamente o indivíduo”, garante o psiquiatra.

Seja voluntário

Fazer o bem ao próximo é benéfico à saúde. Não só de quem recebe, mas, principalmente, de quem pratica a boa ação. Quem garante é o neurocientista Jorge Moll Neto, da Rede Labs-D’or, no Rio de Janeiro. A prática da boa ação alivia tensões, reduz o estresse, fortalece o sistema imunológico e aumenta a expectativa de vida dos voluntários.

Segundo Neto, praticar uma boa ação ativa uma área do cérebro chamada mesolímbica – a mesma que é acionada quando comemos chocolate ou ganhamos dinheiro. “Esse estudo comprova que, quando nos engajamos em um trabalho voluntário, experimentamos uma sensação de prazer e bem-estar, não somente enquanto realizamos tal tarefa, mas na vida como um todo”, afirma o neurocientista.

Fonte: Viva Saúde

___

Dedique um tempo do seu dia para algo que lhe dê prazer, alegria e satisfação, pois a vida não se resume somente ao trabalho. Para saber mais sobre a gestão do tempo, baixe o nosso e-book gratuito. É só clicar aqui.


Deixe um comentário