Arquiteta da Proma participa do Salão do Móvel de Milão

A arquiteta Caroline Obenaus, da Proma Construções, de Jaraguá do Sul, participou entre os dias 17 e 22 de abril da 51ª edição do Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália (www.cosmit.it). O evento é uma das mais importantes feiras de design do mundo, pois influencia diretamente o trabalho de decoradores, designers e arquitetos, que têm a oportunidade de conhecer, interagir e se aperfeiçoar para a próxima temporada de criações.

O evento acontece em uma época privilegiada no Centro de Exposições de Rho Fiera Milano. Aos que buscam inspiração para os projetos, o ar primaveril aconchegante e acolhedor da Europa proporciona o encontro com grandes nomes do design. São cerca de 2500 expositores distribuídos em 24 pavilhões e admirados por aproximadamente 300 mil pessoas.

Quem caminha pelas áreas expositivas da feira, tem a liberdade de conferir o lançamento de todas as tendências e decidir quais delas entrarão para o mercado. Móveis, decorações, cores, tecnologia e novos sistemas, eletrodomésticos, tecidos, composições: nada fica de fora do Salão Internacional do Móvel de Milão. Confira os relatos da arquiteta Caroline Obenaus e acompanhe as novidades:

As tendências para os próximos doze meses

•    Cozinhas e banheiros
O Salão do Móvel de Milão organiza – sempre nos anos pares – duas feiras específicas de cozinhas (EuroCucina) e banheiros (Salone Internacionale del Bagno). Em 2012, as propostas de todos os estandes comprovaram que a sofisticação e a tecnologia são aliadas do design e da funcionalidade dessas duas partes da casa ou apartamento.

Nas cozinhas, as tendências são as bancadas cobertas por granitos estreitos e as coifas grandes. As cores neutras (bege, branco ou cinza) prevalecem – vez ou outra são utilizados detalhes coloridos em laca nas prateleiras. Os móveis são cleans, sem o uso de puxadores, com gavetões e grandes portas. Aliada a essa ideia de limpeza, geladeiras e fornos ficam escondidos nos armários e uma novidade são os eletrodomésticos na cor branca. Entretanto, o destaque da EuroCucina ficou para os sistemas automáticos dos armários, com tecnologia sensível ao toque e iluminação dentro de portas, prateleiras e gavetas, possibilitando mais conforto e prazer aos usuários.

Nos banheiros, as tendências são as cubas embutidas feitas com a própria pedra. Os metais e acessórios são utilizados nas cores habituais, prata e dourado, e agora, com mais ênfase, entram as cores branca e preta. Todavia, o que mais chamou a atenção foi, novamente, o design aliado à tecnologia, com o uso da iluminação por LED e Keypad em chuveiros, banheiras e vasos sanitários: uma forma de proporcionar conforto e relaxamento na área molhada do imóvel.

•    Quartos
Conforto e sofisticação definem as tendências para os quartos. O Salão do Móvel de Milão de 2012 também apontou que o moderno e o antigo podem caminhar juntos para compor um ambiente harmonioso, bonito e aconchegante. Isso porque as penteadeiras – que teve seus primeiros modelos fabricados por volta do século XV – voltam a ocupar lugar de destaque nos quartos e as cabeceiras da cama retornam almofadadas e imponentes. Prevalecem os móveis com madeiras escuras envernizadas com brilho e pintura em laca, principalmente fosca. Como novidade, esta sendo utilizado iluminação embaixo das camas.

•    Salas Estar / Jantar
Uma das principais feiras de design do mundo apontou como tendência para as salas as poltronas com encosto alto. O ambiente também é preenchido com sofás neutros, principalmente na cor branca, e no lugar das mesas de centro nas salas de estar são utilizados puffs. Em cima das mesas de jantar, vários pendentes com tamanhos diferentes ou dois pendentes iguais.

•    Decoração
Como tendência é possível apontar o interesse em explorar espelhos bronzes e envelhecidos, tecidos xadrez, peças grandes, principalmente vasos e abajures, e em pares. Além disso, caixas e malas também estão compondo a decoração de quartos e salas. A sustentabilidade, com o uso de paredes verdes, também estão em evidência. Nesse sentido, é importante destacar que a Proma já prioriza em seus empreendimentos essa prática inovadora que traz economia e conforto ao usuário do imóvel.

Proma: soluções inovadoras há 20 anos
Na Proma, a cultura da inovação – fundamentada em bases sólidas – é praticada por meio de programas e metodologias que são avaliadas e reavaliadas constantemente com o objetivo de aprimorar condutas e processos. A participação dos funcionários em feiras de design, arquitetura e engenharia mostram o interesse da empresa em buscar informações para formular as próprias tendências e buscar a inovação, sempre pensando no bem estar do cliente.

Inovar significa propor a evolução antes que o mercado sinta essa necessidade, além de aprimorar processos e serviços antes que eles sejam substituídos ou descartados. Para a inovação é imprescindível a observação e a pesquisa. O Salão Internacional do Móvel de Milão de 2012 mostrou que o Brasil caminha na mesma velocidade que os grandes centros do design mundial, mas, principalmente, que a Proma presta serviços com qualidade, credibilidade e inovação: os projetos contemplam todos os benefícios tecnológicos, bem como priorizam a sofisticação, o conforto, o design e a sustentabilidade.

A preservação do meio ambiente está na base da história da Proma. O aquecimento solar e as grandes áreas verdes já são utilizados há muito tempo pela empresa, bem como a iluminação e a ventilação natural, captação e reserva da água de chuva, sensores de movimento para acendimento das luminárias, entre outros. A Proma projeta todos os empreendimentos pensando no futuro das próximas gerações e na excelência do processo construtivo.

 


Deixe um comentário