LAR, DOCE E PERFUMADO LAR: AS FLORES E SEUS SIGNIFICADOS

Que as rosas são as flores do amor, todo mundo já sabe. Mas, qual é a simbologia do lírio? E da margarida?

Saber o significado das flores é uma ótima forma de acertar na escolha daquele vaso que vai decorar um cantinho especial do seu lar ou até mesmo ser o presente de uma pessoa querida.

A florista Giuliana Flores explica os detalhes de cada espécie. Confira!

Rosas

É a flor que representa o amor. Variar a cor é uma boa ideia para demonstrar esse sentimento. Enquanto a vermelha remete à um amor intenso, as amarelas fazem referência à felicidade e à amizade. Já as rosas brancas são conhecidas por trazer bons fluídos para casa.

Para usar as rosas na decoração, a indicação da Giuliana Flores é apostar em vasos longos, com 30 cm de profundidade, já que se trata de uma planta com raízes longas. É preciso cuidado com o adubo e regar todos os dias até que a primeira folhagem apareça. Depois, o processo deve ser feito duas vezes por semana no verão e uma vez nos meses mais frios.

Girassol

Dizem que essa planta traz sorte, o que já a torna uma ótima ideia de presente ou para deixar naquele cantinho especial. Ela também significa felicidade, com os tons de suas pétalas sendo relacionados à lealdade, entusiasmo e vitalidade. É como levar um pouquinho da energia do sol com você.

Em casa, lembre-se de colocar o girassol em um local ensolarado, posicionado na direção do sol. Sacadas ou janelas com parapeito são ótimas para cultivar essas plantas.

Lírio

Essa é uma planta com significados versáteis. Ao mesmo tempo que é apontada como a flor do amor e está relacionada à inocência e à pureza, também é ligada à paixão.

O lírio também é muito usado para a decoração, com a vantagem de ter espécies, como o lírio da paz (Spathiphyllum Wallisi), que florescem na sombra. Essa planta deve ser mantida sempre úmida e sem contato direto com o sol, que pode queimar suas folhas.

Orquídea

As orquídeas representam perfeição, pureza espiritual, riqueza, exclusividade, bom gosto e refinamento, ao mesmo tempo em que também exaltam a beleza da mulher e o amor.

Suas cores também são cheias de significados. As rosas, por exemplo, são ótimas para dizer “eu te amo”. As amarelas têm tudo a ver com alegria. Já as azuis representam paz e tranquilidade.

Astromélia

Essa flor simboliza a amizade e pode ser usada como um presente ou uma forma de agradecimento. Também são conhecidas como as flores da felicidade plena.

No quesito decoração, é possível cultivar a astromélia em um jardim ou mesmo em vasos. Se for para a segunda opção, é preciso cortar sempre o caule e trocar com frequência a água.

Gérbera

Mais uma opção que significa felicidade, além de representar alegria da vida e simplicidade. As opções de cores de gérbera são bem vivas e, por isso, um belo vaso vai ajudar a alegrar seu ambiente. Lembre-se de deixar as gérberas em ambientes frescos e na sombra. Também tome cuidado com o ar-condicionado, pois climas extremos prejudicam a planta.

Margarida

Está aí uma planta que remete jovialidade. Há tempos era a flor relacionada às donzelas. Com os anos, essa tradição se perdeu, mas ainda faz com que a margarida seja ligada aos mais jovens. Também representa alguns sentimentos, como bondade e afeto.

Vasinhos de margarida coloridas podem alegrar o ambiente ou dar um toque especial para seu jardim. Uma vantagem dessa flor é que ela vai bem em diferentes tipos de solo, com exceção dos muito úmidos.

Cravos

Segundo a florista, essa flor é mais uma da lista daquelas que simbolizam boa sorte. Pensando nisso, a indicação é apostar em cravos brancos na decoração para atrair boas energias, harmonia e sorte para casa.

Cravos também estão relacionados à fidelidade e, por isso, geralmente é a flor que vimos na lapela dos noivos no casamento.

Begônia

As begônias representam inocência e amor e podem tanto compor um belo jardim como ser espalhadas em vasinhos pela casa. Uma vantagem é que se trata de uma planta que se comporta bem em ambientes fechados e escuros.

Para uma planta saudável, vale tomar cuidado com o solo fértil e manter os vasinhos protegidos do sol, do vento e também do frio. Além disso, ao regar, cuidado para não molhar as folhas.

Qual é a sua flor preferida?

Fonte: Delas – iG

___________

Leia também:

  • Clique aqui e saiba como transformar os utensílios da cozinha em lindos vasos de flores.
  • Deixar o seu lar bonito é fácil: basta ter flores e criatividade. Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário