AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL: A TECNOLOGIA A FAVOR DA SEGURANÇA E DO CONFORTO DO MORADOR

Conforto e economia, segurança e praticidade, requinte e tranquilidade, entretenimento e interatividade, comodidade e confiabilidade – são nesses atributos que a automação residencial ganha configuração personalizada e encontra espaço para racionalizar o consumo de energia, oferecer mais qualidade de vida, reduzir o trabalho doméstico, além de aumentar o bem-estar e a produtividade por meio de uma interface intuitiva.

O Lumina Residence (clique aqui para conhecer) é um empreendimento da Proma que se destaca pela automação residencial (clique aqui para saber mais). É por essa razão que nós separamos mais informações para que você tenha conhecimento das opções que estão à sua disposição para uma vida mais confortável e segura.

30

Seguindo a forte tendência de casas inteligentes, a automação residencial pode ser vista cada vez mais em casas e apartamentos modernos. Seja através da integração entre áudio e vídeo, medidas de segurança ou opções que prezam pelo conforto, o fato é que não existe nada melhor do que transformar sua casa em um verdadeiro lar high-tech.

O que é e onde pode ser usada?

A automação residencial “é a integração entre diversos equipamentos motorizados e automatizados conversando entre si”, explica Hideki Hattori, da Nobel Home, empresa especializada no ramo. Segundo Hattori, no momento em que você tem uma casa automatizada, com um único comando é possível apagar todas as luzes da residência, fechar cortinas, desligar pontos de ar condicionado, gerenciar a parte de segurança e câmeras. A integração de tudo isso é o que chamamos de automação residencial – e não apenas a motorização de algum equipamento isoladamente.

Conforto e segurança

Entre os grandes atrativos da automatização está o conforto. Com uma rede completa conectada em casa não é preciso mais se preocupar em mudar a entrada de vídeo quando for assistir a um DVD ou ficar refém de cinco controles remotos (um para cada aparelho) na hora de ligar o home theater.

Ao colocar sensores na porta, é possível também conferir horários de saída e chegada dos filhos adolescentes que moram na residência (sem que os pais precisem sair da cama para descobrir se eles já chegaram em casa).

A segurança também faz parte dos objetivos da automação residencial, já que ela apresenta o que há de melhor na hora de ligar câmeras de segurança, abrir portões e ativar alarmes contra qualquer um que queira entrar.

De acordo com a necessidade de cada usuário, é possível, ainda, instalar sensores em portas e janelas, aumentar ou diminuir as luzes quando se chega ou sai de casa, visualizar câmeras de segurança remotamente (por meio de tablets e smartphones) e muito mais.

Nesse sentido, vale destacar também a biometria, que protege a casa contra a entrada de estranhos não cadastrados, proporcionando, assim, ainda mais segurança e praticidade ao morador e à sua família.

31

Economia no bolso

Outro integrante importante na hora de automatizar a casa certamente é a economia. Ao acessar todos os sistemas remotamente, o usuário liga apenas aquilo que quer e precisa, sem necessariamente usar tudo na potência máxima. Isso faz com que as luzes de um cômodo da casa, por exemplo, estejam ligadas apenas quando necessário, e de forma inteligente.

Celulares e tablets na mistura

Hattori conta que o que há de mais moderno na automação não é necessariamente a engenharia usada para conectar toda a casa, mas sim a forma com que as opções são acessadas pelo usuário. Além dos aparelhos de biometria e os “interruptores” luminosos, capazes de iniciar ou parar uma tarefa em execução, a automação residencial permite ao usuário utilizar celulares e tablets para controlar processos.

Fonte: TecMundo

___

Que tal morar em um empreendimento Proma que está totalmente preparado para a instalação dos itens da automação residencial? O Lumina Residence, ainda em construção, oferecerá aos moradores inúmeros diferencias que proporcionarão um dia a dia mais moderno, tecnológico e confortável. Quer ver? Clique aqui e confira.

Além do Lumina, a Proma investe em itens de automação residencial em outros empreendimentos. Para conferir é só clicar aqui.


Deixe um comentário