Batimat: diretor da Proma participa da principal feira mundial da construção

Paulo Obenaus esteve em missão prospectiva à Paris, na França, entre os dias 04 a 12 de novembro

01

O engenheiro Paulo Obenaus, diretor da Proma, participou entre os dias 06 a 10 de novembro da principal feira da construção civil do mundo – a Batimat, que acontece a cada dois anos em Paris, na França. A iniciativa foi organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e reuniu empresários de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Espírito Santo.

A missão prospectiva à Paris teve como principais objetivos identificar e prospectar parceiros comerciais e tecnológicos, analisar as tendências no mercado europeu, além de proporcionar oportunidades de acesso às novas tecnologias e materiais. “Eu destaco alguns momentos muito significativos, como a palestra com o Superintendente da Federação Francesa de Construção, Sr. Bertrand Sablier, além das visitas técnicas à construção de um parque ecológico e ao prédio da Fundação Louis Vuitton, um projeto assinado pelo renomado arquiteto Frank Owen Gehry e que é uma verdadeira escultura contemporânea”, afirma.

04

Obenaus avalia que a participação no evento foi válida e produtiva pelos aprendizados relacionados às soluções tecnológicas mundiais dos fabricantes e pelo conhecimento dos projetos premiados de inovações. “Haviam centenas deles, mas foram classificados 37. O que mais me chamou a atenção foram os drones – um que faz a limpeza de telhados e o outro que faz a medição de área de telhados. Outras possibilidades apresentadas na feira: uma máquina de solda com uso de hidrogênio e água, prego de madeira, aspiração interna de apartamentos com mangueira retrátil e automação de registros hidráulicos”, analisa o engenheiro.

03

A Batimat está dividida em sete setores: estrutura, carpintaria, acabamentos e decoração, material e ferramentas, durabilidade dos edifícios, informática, além de serviços empresariais. Mais de dois mil expositores apresentaram produtos, equipamentos e soluções técnicas para a construção sustentável e de inovações para aproximadamente 350 mil visitantes de 150 países.

Além das tecnologias, em 2017, o foco da Batimat esteve na sustentabilidade e na busca por soluções de consumo inteligente dos recursos naturais na construção civil. “Com certeza, todos os conhecimentos adquiridos serão incorporados nos novos projetos da Proma. Faz parte da filosofia da nossa empresa estar sempre alinhada com as inovações para oferecer produtos diferenciados aos nossos clientes”, finaliza Obenaus.

02

_______

Leia também:

* Amor pela construção: clique aqui e confira o artigo do engenheiro Paulo Obenaus.

* “Otimismo sempre” – clique aqui e confira o artigo do diretor da Proma, Paulo Obenaus.


Deixe um comentário