Beliscar demais entre as refeições põe em risco a reeducação alimentar

Muita gente tem o hábito de beliscar entre uma refeição e outra. Pega uma coisinha aqui, outra ali – e, no fim do dia, a contagem calórica dispara. Segundo a nutricionista Mônica Beyruti e o endocrinologista Alfredo Halpern, uma coxinha de frango, por exemplo, chega a ter o mesmo valor energético de um prato equilibrado de comida. Por isso, é importante prestar atenção em tudo o que você come.

Lembre-se de ingerir algo a cada três horas, mas sem apelar para os doces, salgadinhos e biscoitos recheados. Frutas, legumes picados, iogurte e castanhas são opções mais saudáveis. Quando estiver montando um sanduíche, evite ficar beliscando queijo, presunto ou peito de peru. Uma fatia de queijo amarelo equivale, em calorias, a uma fatia de pão de forma normal ou integral. Além disso, esse tipo de queijo contém muita gordura. E o que realmente engorda em um sanduíche é a quantidade de recheio, não o pão.


O biscoito água e sal e o pão de queijo também são alimentos calóricos, que não devem ser consumidos em excesso. No segundo caso, quem tem colesterol alto deve redobrar os cuidados. No lanche, opte por um pão de queijo pequeno ou integral, acompanhado de um suco de fruta natural. Essa pode ser uma opção de café da manhã, para aquelas pessoas que vivem com pressa e acabam beliscando na padaria ou na lanchonete. Você também pode trocar o suco por um copo de leite, para ter uma fonte de alimento rica em proteínas.

Ao preparar o almoço ou o jantar, evite deixar muito perto e à disposição potes de sementes, como castanha-do-pará e de caju. As castanhas são fonte de gorduras insaturadas, substâncias muito saudáveis, mas que, se consumidas em excesso, podem engordar. A melhor hora para comer castanhas é no lanche da tarde. Opte por um mix, mas não ultrapasse meia xícara. Se quiser, beba um suco natural (limonada ou de maracujá) para acompanhar.

Para seguir a dica do programa e fazer pipoca sem óleo no micro-ondas, pegue o saquinho do pão de padaria e coloque três colheres de sopa de milho. Feche bem e leve ao micro na potência alta, por 2 minutos. Acrescente sal, se quiser, mas com moderação.

Índice glicêmico
Quando comemos carboidratos de rápida absorção, como pão branco e bolacha de água e sal, o índice glicêmico aumenta rapidamente. Isso ocorre da seguinte forma: o açúcar do alimento entra na circulação sanguínea e libera insulina, que transporta o açúcar para dentro das células. O açúcar, então, gera energia para o corpo. Os alimentos de rápida absorção são digeridos pelo organismo em pouco tempo, ou seja, não dão muita saciedade. Mas, quando comemos carboidrato e proteína ao mesmo tempo, o índice glicêmico se mantém baixo, deixando a digestão mais lenta e gradual.

Fonte: G1

Fontes das fotografias | 1 | 2 |


Deixe um comentário