BONITO O ANO INTEIRO: 10 PLANTAS PARA COBRIR O PERGOLADO

Você tem um pergolado em casa, mas não sabe qual é a melhor planta para deixá-lo bonito, perfumado e bem coberto o ano inteiro? Para ajudar você nessa missão, nós separamos uma seleção com dez espécies.

Confira a seguir:

06

1. As flores azuladas da tumbérgia surgem o ano todo, principalmente na temporada de calor. Ela gosta de meia-sombra e sol pleno.

1

2. A folhagem do maracujá cresce vigorosa, porém os frutos vêm apenas se houver outro pé nos arredores (para que ocorra a polinização). Borboletas adoram a espécie.

2

3. Por causa dos ramos pesados, melhor conduzir a alamanda em estruturas robustas. Os botões amarelos aparecem várias vezes ao longo do ano, ainda mais em locais quentes.

3

4. Originário da África, o jasmim-dos-açores exala um perfume mais forte que o das espécies americanas. Aprecia sol pleno ou meia-sombra e vai bem no litoral.

4

5. Sensível a lugares frios, a lágrima-de-cristo demora um pouco a crescer, mas o ritmo acelera sob sol pleno. Atrai as raras abelhas mamangavas.

5

6. A dipladênia (ou mandevila, como também é conhecida) prefere clima quente e floresce rapidamente. Ótima para o litoral, tem ramos leves.

6

7. Brasil afora, a primavera também responde por buganvília. Dá cachos que vão do branco ao vermelho vivo, em versões simples ou dobradas. Gosta de sol e tolera invernos amenos.

7

8. O jasmim-de-madagascar adora claridade. No entanto, sofre se exposto diretamente ao sol. Desenvolve-se também em vaso, desde que bem drenado.

8

9. A folhagem do aspargo-pendente aguenta o frio e brota em locais de difícil acesso graças às raízes curtas. Cuidado com os espinhos – embora pequenos, são resistentes.

9

10. Delicada, a rosinha-trepadeira pede amarração para escalar estruturas, já que possui caules finos e flexíveis. Fica mais exuberante sob sol pleno.

10

Pronto! Agora você pode deixar o seu pergolado ainda mais lindo. Basta escolher a planta que tem mais a ver com a sua região e que vai ao encontro do tipo de residência que você mora (atenção para a posição solar do seu imóvel)!

Fonte: Arquitetura e Construção

_____

Se você gosta de plantas, essas matérias também podem ser úteis:

* Invista em plantas pendentes nos apartamentos pequenos. Clique aqui para saber mais.

* Nasa: 5 plantas que purificam o ar da sua casa. Clique aqui e saiba mais.

* 5 plantas que deixam o escritório mais bonito e não precisam de cuidados constantes. Para saber mais, clique aqui.

* Varanda com pouco sol? Clique aqui e confira 15 plantas que podem deixar o seu espaço mais verde.


Deixe um comentário