Cientistas identificam material que reduz poluição de veículos a diesel

Engenheiros da Universidade do Texas, nos EUA, afirmam ter identificado um material capaz de reduzir a poluição produzida por automóveis movidos a diesel. O elemento, um tipo de mineral chamado mulita, pode substituir a platina, metal caro usado em motores a diesel para controlar a quantidade de poluição lançada no ar.

O estudo foi publicado na revista “Science” na metade de agosto. Segundo os pesquisadores, uma versão sintética da mulita reduz até 45% mais poluição do que a platina usada em catalisadores de veículos.

Um dos responsáveis pela pesquisa, professor Kyeongjae Cho, da Universidade do Texas, enfatizou a facilidade de produção da mulita, em entrevista ao site da instituição. O mineral é raramente encontrado na natureza e pode ser produzido a partir do topázio. “Muitos métodos de controlar a poluição de carros ou de usar energias renováveis requerem metais raros ou preciosos”, disse Cho. “Nosso objetivo é acabar com a necessidade de usar estes metais e substituí-los com minerais e óxidos que possam ser encontrados ou obtidos facilmente”.

O material “alternativo” vai ser comercializado com o nome de Noxicat, afirma o professor. Ele e sua equipe esperam identificar outros usos da mulita, como para a criação de baterias.

Fonte: Globo Natureza, em São Paulo

Crédito da fotografia


Deixe um comentário