Como acabar com as formigas sem usar inseticida

A verdade seja dita: as formigas se escondem em todos os lugares (principalmente nos indesejados, como os potes de doces!) e são difíceis de erradicar, não é mesmo? Basta um minuto de distração, em que deixamos resíduos de alimentos espalhados na mesa, por exemplo, e em pouco tempo, os espaços ficam congestionados por esses insetinhos incansáveis.

No entanto, saiba que, para eliminá-las, não é necessário o uso de pesticidas nocivos ao meio ambiente e à saúde humana e animal, principalmente nas residências em que há crianças e/ou animais de estimação – podemos usar remédios naturais, mas não menos eficazes. Não faltam soluções para os lares em que as formigas não são bem-vindas!

Confira algumas dicas simples, utilizando produtos que você já dispõe em casa.

como-eliminar-formigas

Água e sabão

É possível eliminar de vez as formigas com uma solução caseira de água e sabão. Esse método consiste em adicionar uma colher de chá de sabão líquido em um borrifador, preenchendo-o a seguir com água. Quando você avistar alguma, basta borrifar sobre elas essa solução. Caso queira potencializar o poder da solução adicione óleo de menta ou cascas de frutas cítricas.

Limão

O cheiro ácido do limão confunde o olfato das formigas e interfere no sentido de orientação delas. Espalhe rodelas de limão nos principais cômodos da casa, assim as formigas se mantém longe do aroma.

Flocos de milho

É suficiente pegar os flocos do café da manhã e espalhá-los nos pontos problemáticos. As formigas que ingerem os flocos explodem. Importante: os açucarados são os perfeitos para atrair as formigas; já os de canela afastam os insetos.

Água e vinagre branco

Formigas realmente odeiam vinagre, e você pode fazer um pesticida barato e simples usando vinagre e água. Misture uma solução 50% água e 50% vinagre numa garrafa de spray. Borrife diretamente nas formigas para eliminá-las.

O mais importante para controlar esta praga é a constância! Ou seja, repita estes procedimentos de combate sempre que necessário.

Fontes: WikiHow


Deixe um comentário