Como acabar com o mofo dentro do armário

A umidade, ocasionada principalmente pelo excesso de dias chuvosos, facilita o surgimento de bolor e mofo nos armários, guarda-roupas, tetos e banheiros. Quem sofre com essa realidade sabe muito bem que o cheiro é desagradável e a aparência dá a impressão de um ambiente sujo e mal cuidado.

O pior, no entanto, é que essas reações causadas por fungos podem estragar os móveis, as paredes, além de roupas, sapatos, bolsas e ainda causar alergias.

Para ajudar os nossos leitores, que não sabem mais o que fazer para acabar com o mofo, separamos algumas dicas simples. Se você souber de mais alguma receita sinta-se à vontade para compartilhar conosco.

Receitas caseiras antimofo

A consultora de operações da Dona Resolve, Paula Roberta da Silva, explica que existem algumas receitas caseiras que ajudam a eliminar essas manchas. “Em um balde, adicione um litro de água para 100 ml de água sanitária e espalhe pelo ambiente atingido pelo mofo, deixando agir por 30 minutos. Depois disso, a mancha fica fácil de ser retirada – apenas um pano limpo deve ser o suficiente. Se não for, repita a operação com uma esponja”, afirma.

Mão com luva esfregando mofo com esponja

Os tecidos da cortina, estofados e almofadas também são suscetíveis ao problema. Aqui, vale a pena destacar que o couro, um dos materiais mais sensíveis ao bolor, pode ser limpo com vinagre branco. “Não há mofo que resista. O vinagre é o maior aliado para a retirada de qualquer tipo de bolor”, esclarece a consultora.

Confira o vídeo com algumas dicas infalíveis:

Melhor ainda é prevenir. Ter uma boa ventilação dentro de casa, por exemplo, ajuda muito. No caso de ambientes com muita umidade, como banheiros, cozinha e lavanderia, existem hoje no mercado tintas e outros produtos específicos que evitam a proliferação de fungos.

No caso dos tecidos e roupas delicadas, o ideal é guardar tudo em sacos de TNT ou algodão. Pastilhas antimofo dentro dos armários também podem minimizar o problema.

Tecidos e estofados com manchas de bolor

Nos tecidos, a limpeza da mancha de bolor é mais difícil. Diferentemente de paredes e tetos, os estofados não podem ser limpos com água sanitária, explica Diego Augusto Lobado, consultor do Idea Clean Limpeza Profissional.

Para a retirada do bolor, a melhor opção é o uso de um xampu neutralizador, que é espalhado com a ajuda de um aspirador com filtro d’água. “Depois de limpar com a utilização de uma escova você pode secar com um pano e deixar à sombra”, sugere o profissional. Secagem ao sol e o uso de produtos inadequados danificam o tecido e fragilizam as fibras.

Fonte: Gazeta do Povo


Deixe um comentário