COMO CONSERVAR OS ALIMENTOS FRESCOS POR MAIS TEMPO?

Você foi ao supermercado e comprou batata, maçã, abacate, banana e mais algumas frutas e verduras. O que você faz com esses alimentos assim que chega em casa: guarda na geladeira ou coloca na fruteira? Saiba que existem formas corretas de armazená-los. Quer ver?

1. Coloque folhas de papel-toalha junto com a alface

Seja em um pote ou na própria gaveta da geladeira, o papel-toalha em contato com as folhas absorve a umidade, que faz com que eles murchem mais rápido.

2. Não separe as bananas antes de comê-las

A dica para impedir que as bananas escureçam em pouco tempo é deixá-las unidas, no cacho. Embrulhe os cabos das bananas em papel filme quando comprá-las e só remova quando for comer.

3. Guarde uma maçã junto com as batatas

A melhor forma de impedir que as batatas passem do ponto tão rapidamente é colocar uma maçã no mesmo recipiente onde você as guarda. As maçãs produzem gás etileno, que mantém as batatas frescas por mais tempo.

4. Mantenha as maçãs longe das outras frutas

O gás etileno é bom para as batatas, mas ruim para quase todos os outros alimentos. Guarde as maçãs longe da fruteira e, preferencialmente, em um saco plástico dentro da geladeira.

5. Lave os morangos com vinagre

Lavar os morangos com uma xícara de vinagre e três de água antes de guardá-los na geladeira ajuda a mantê-los frescos por mais tempo (só não esqueça de secar bem antes de guardar!).

6. Não guarde os tomates na geladeira

Refrigerar os tomates faz com que o sabor fique menos intenso e a textura mais seca.

7. Embrulhe o salsão em papel alumínio

Quando comprar salsão, retire-o do pacote de plástico e embrulhe em papel alumínio – ele permite que os gases que estragam o salsão escapem, deixando o alimento fresco por mais tempo.

8. Conserve ervas em copos com água

O melhor a fazer quando comprar pacotinhos com ervas é conservar o que não for usar em um copo com água no beiral da janela da cozinha.

9. Congele as ervas com azeite de oliva

A dica 8 é efetiva, mas nada dura pra sempre. Quando as folhas estiverem murchando, corte-as, coloque-as em formas de gelo e preencha com um pouco de azeite de oliva. Congele as forminhas e utilize as ervas quando for cozinhar.

10. Guarde os cogumelos em uma sacola de papel

A embalagem de papel ajuda mais na conservação do que as sacolas de plástico.

11. Deixe o abacate em temperatura ambiente

O abacate passa do ponto muito rapidamente. Para atrasar o processo, deixe-o em temperatura ambiente até perceber os primeiros sinais de amadurecimento. Só então guarde-o na geladeira.

Uaaaaaaaaaaaaaaaaau! Quantas dicas interessantes, não é mesmo? Você faz todos esses processos para preservar os alimentos por mais tempo?

Fonte: Casa e Jardim

_____

Leia também:

  • Sustentabilidade na cozinha: clique aqui e confira 7 dicas para reduzir o lixo.
  • Como manter a casa livre de insetos? Clique aqui e confira!

Deixe um comentário