COMO CUIDAR DAS PLANTAS NO INVERNO?

Você sabia que no inverno as plantas pedem um cuidado especial para chegarem bonitas e saudáveis na primavera? Com os dias mais frios, é preciso ficar atento à maneira de regar as plantinhas em casa e também cuidar daquelas que ficam ao ar livre, principalmente se você mora em uma região sujeita a geadas.

Atenção ao que os especialistas sugerem:

Rega x umidade

A planta precisa de água, mas, nessa estação, é preciso se atentar à quantidade para evitar umidade excessiva. “No inverno, a planta costuma ser atacada por um fungo que se dissemina com mais velocidade se a água tiver muito tempo junto da folha”, afirma o paisagista Alexandre Furcolin.

“A recomendação principal é que nessa época a irrigação seja feita no período da manhã, entre 6h e 7h, para que durante o dia essa água se evapore da folha. A irrigação noturna não é recomendada, pois é muito difícil da água evaporar”, detalha.

Atenção também para os vasinhos que ficam dentro de casa. “Cada caso é um caso, mas, no geral, a frequência de rega é menor porque o consumo de água da planta é menor”, afirma Hélio Grassi Filho, professor do Departamento de Nutrição Mineral de Plantas e Recursos Ambientais da Unesp.

Adubos

De acordo com os especialistas, o metabolismo da planta fica mais lento na época do frio, portanto, também é preciso controlar a quantidade de adubo que será usada. “As plantas diminuem seu metabolismo para guardar energia e o adubo estimula a brotação, trazendo um desgaste maior”, explica Alexandre. “Nada de adubar com a frequência dos dias mais quentes”, ressalta Hélio.

Para Alexandre, o ideal é adubar um ou dois meses antes de o inverno começar, para que a planta esteja preparada para a estação.

Sol, vento e outros fatores externos

Hélio lembra que sua plantinha precisa também de luminosidade. O ideal é deixá-la perto da janela, mas sem necessariamente tomar sol diretamente. “Proximidade da janela é importante pela circulação do ar e pela luz”, afirma o professor.

Ele explica que a circulação do ar é fundamental para que a planta consiga fazer suas trocas gasosas com o ambiente e para que também complete o processo de fotossíntese. Com isso, vai garantir a absorção da água e de nutrientes. No entanto, ele alerta que é preciso evitar deixar a plantinha exposta a ventos fortes.

Flores no inverno

Se você ainda busca plantas que floresçam no inverno, Alexandre indica azaleias, gerânios, cerejeiras, orquídeas, amor-perfeito, boca-de-leão e beijo rajado. Já quem procura uma plantinha bem fácil de ser cuidada, pode optar por suculentas. “Além de serem resistentes à falta de claridade, precisam de rega apenas uma vez por semana e resistem bem às baixas temperaturas”, fala o paisagista.

Você cuida bem das suas plantinhas em todas as épocas do ano? Conte suas experiências e contribua com dicas – aqui, elas são sempre bem-vindas!

 Fonte: Delas – iG

_____

Leia também:

  • Plantas naturais: clique aqui e confira quais espécies você pode ter no banheiro.
  • Clique aqui e conheça cinco plantas que purificam o ar da sua casa.

Deixe um comentário