COMO ESCOLHER O BUFFET DA SALA DE JANTAR?

Pare por alguns instantes e olhe para a sua sala de jantar. Você gosta do que vê?

A sala de jantar é um dos ambientes que merecem mais atenção na hora de decorar a casa. Afinal, é ali onde você vai receber a família e os amigos em reuniões animadas ou fazer aquele romântico jantar a dois. Por isso, vale a pena definir um mobiliário aconchegante, prático e que também tenha um design interessante, principalmente quando o assunto é o buffet.

PARA QUE SERVE O BUFFET

Peça fundamental para organizar e servir de apoio na sala de jantar, o buffet costuma se destacar no ambiente e ser multifuncional. Nele você poderá guardar o jogo de louças e o faqueiro usados em ocasiões especiais, além de copos, taças, toalhas e outras peças que compõem a mesa posta. 

Para além destas funções, ele também pode ser usado para delimitar ambientes. Para isso, basta posicioná-lo na divisão entre um espaço e outro. Por exemplo, fazendo uma transição entre as salas de estar e jantar integradas.

Outra função do móvel é incrementar a decoração, seja por seu próprio design, como também por servir de suporte para vasos, fruteiras ou coleções de objetos. Também é possível montar um minibar sobre o tampo: basta investir em uma bandeja que irá receber as garrafas. 

COMO ESCOLHER O BUFFET IDEAL PARA A SALA DE JANTAR?

Para começar, segundo a arquiteta Cristina Bezamat, é melhor dar preferência às peças com portas fechadas para manter o visual mais limpo e organizado. “Se possível, é recomendável que essas portas sejam ventiladas (podem ser feitas de palhinha ou ripadas) para favorecer a circulação do ar e prevenir o mofo na parte interna”, explica.

Se as portas forem ventiladas, aproveite para criar uma pequena adega dentro do buffet. “Assim, ela não ficará perdida no meio da decoração”, explica Cristina.

Outro detalhe que deve ser levado em conta é se há gavetas na peça escolhida. “Sugiro que o móvel tenha sempre uma gaveta com divisões de talheres para acomodar o faqueiro”, afirma a profissional.

Quanto às medidas, Cristina recomenda uma altura entre 75 e 85 cm. Já a profundidade deve ser de 45 a 50 cm para que seja possível acomodar bem os pratos no interior do móvel. “Não esqueça também de pensar em prateleiras internas reguláveis para acomodar peças maiores, quando for necessário”, finaliza a arquiteta.

Que a sua sala de estar seja o cenário perfeito para momentos muito felizes!

Fonte: Casa Vogue

________

LEIA TAMBÉM:


Deixe um comentário