COMO MOBILIAR E DECORAR UM QUARTO DE HÓSPEDES?

Quarto de hóspedes: você tem? Se sim, qual é a utilidade desse cômodo na sua casa ou apartamento? Quarto ou depósito ou escritório?

É claro que, quando você está passando uns dias na casa de outra pessoa, o que importa é a hospitalidade do anfitrião e a possibilidade de ter um lugar minimamente confortável para dormir. Ainda assim, ter um quarto de hóspedes bem projetado e organizado pode ser satisfatório tanto para a pessoa que vai utilizá-lo, quanto para a visita.

Porém, como explica o arquiteto Edson Souza, é comum que as pessoas usem esse tipo de cômodo como “depósito”. “Entulhar tudo o que já não se usa mais na casa em um quarto é ruim, por isso sugiro, em primeiro lugar, fazer uma limpeza para melhorar até mesmo a energia da casa”, afirma o profissional.

Veja mais dicas de como arrasar na decoração do quarto de hóspedes e, assim, bem receber o seu convidado:

Quarto de hóspedes funcional

01

Entulhar móveis e objetos aleatórios no quarto de hóspedes, transformando-o em um depósito com uma cama, não é o mais indicado, mas, segundo Souza, é, sim, possível utilizar o cômodo de outras formas quando não houver visitas, como sala de televisão e escritório. “Aproveitar o ambiente como home office é uma opção para não o restringir a apenas uma única utilização“, sugere o arquiteto.

Cama, bicama ou sofá?

02

Um dos aspectos mais importantes do quarto que abrigará hóspedes é onde as visitas vão dormir. Na hora de fazer a escolha, Souza afirma que tudo depende do projeto que se tem para o cômodo. Por exemplo: o quarto será só para hóspedes ou também será um escritório quando estiver vago?

______

Clique aqui e confira qual é o tamanho ideal do sofá e da mesa de jantar para o seu apartamento.

______

Ter um guarda-roupa não é estritamente necessário

03

Uma visita, principalmente se for ficar hospedada por muito tempo, pode precisar de um lugar para distribuir as roupas. Neste caso, o que é melhor, um gaveteiro ou um guarda-roupa?

Para Souza, novamente, tudo depende do projeto feito para o ambiente. “Vai depender do espaço que se tem no cômodo, do tipo de decoração e da utilidade que ele terá. Por ser um quarto de hóspedes, não há necessidade de ter um armário muito grande, pode ser apenas um gaveteiro para que as visitas possam organizar os pertences”, afirma.

04

Outra opção interessante e que tem se tornado cada vez mais popular é utilizar araras de roupa. Algumas delas têm rodinhas, tornando fácil levá-la de um lado para outro da casa quando ela não estiver em uso. Se ela for permanecer no cômodo sempre, uma boa ideia é acompanhá-la com pequenos conjuntos de gavetas e algumas prateleiras.

Aposte em cores claras e neutras

05

Mesmo que você tenha um estilo bem marcante e curta fazer decorações mais extravagantes, Souza aconselha manter o quarto de hóspedes o mais neutro e simples quanto for possível, e isso também se aplica às cores do ambiente. “As cores vão depender muito do projeto da casa, mas o ideal é deixar o cômodo harmônico para os visitantes”, explica o arquiteto.

Mas, não ache que para tornar o ambiente neutro você só tem o branco a seu dispor. De acordo com a Pantone, autoridade global em cores, tons terrosos, arroxeados, rosados e amarelados também são algumas tendências do momento e que podem ser utilizadas na decoração do cômodo.

______

Pantone 2018: clique aqui e confira as cores que serão tendência para esse ano.

______

Foco no conforto

06

Tomar banho, dormir e ter outros hábitos bem pessoais na casa de outra pessoa nunca será a mesma coisa do que fazer isso na própria casa. Sendo assim, deixar tudo o mais confortável possível para o hóspede é uma ideia bastante positiva.

Outra forma de fazer com que os visitantes se sintam “em casa” é colocar enfeites de boas-vindas. Quadrinhos com mensagens positivas e até um mural onde o anfitrião possa pregar recadinhos ou a senha do wi-fi são boas opções.

Privacidade é a palavra-chave

07

Além do conforto, o hóspede também precisa ter privacidade. Além de deixar toalhas e roupas de cama à mão, é importante disponibilizar itens de higiene pessoal para que a pessoa não se sinta mal em ter de vasculhar armários procurando ou precise pedir (principalmente se o visitante não for uma pessoa tão próxima do anfitrião).

Muitas vezes, porém, o quarto de hóspedes não é uma suíte e, nesse caso, a pessoa pode não se sentir segura em trocar de roupa no quarto ou trancar a porta. Uma boa ideia para resolver o problema é colocar um biombo no cômodo, já que, além de funcional, ele dá um toque charmoso ao ambiente.

Essas dicas foram úteis para você decorar com carinho o quarto de hóspedes do seu apartamento? Deixe o seu comentário!

Fonte: iG


Deixe um comentário