Como otimizar o espaço da área de serviço

Ser prática. Ser atraente. Ser funcional. Estão aí os três principais atributos que devem compor os projetos das áreas de serviço de um apartamento. Muitas vezes esquecido – ou deixado em segundo plano –, esse ambiente de limpeza deve guardar produtos e lixeiros, contemplar espaço para varal, acomodar a máquina de lavar/secar roupas e, principalmente, garantir praticidade para os afazeres domésticos.

area_de_servicos_proma

 

Em áreas de serviço com o tamanho reduzido, a dica da arquiteta da Proma, Caroline Obenaus, é apostar em tábuas de passar retráteis e embutidas no móvel, tanques de inox embutidos no tampo e máquinas multiuso (que lavam e secam). Nesse caso, móveis com rodízios também são úteis, pois podem ser deslocados conforme a necessidade.

como_otimizar_a_area_de_servicos_

 

Outro aspecto a ser observado, de acordo com a arquiteta, é a iluminação geral, tendo em vista que na área de serviço são desempenhadas diversas atividades importantes no dia a dia do lar e que, por vezes, são demoradas. Em relação à decoração, Caroline afirma que é necessário criar um espaço bonito, prático e aconchegante. “Revestimentos cerâmicos, porcelanatos e/ou pastilhas são ideias para pisos e paredes – aposte em cores claras, pois dão a sensação de limpeza. Adesivos temáticos também são uma boa opção”, destaca.

como_otimizar_areas_de_servico_proma

 

As áreas de serviço também podem incorporar outras funções, como abrigar o bicho de estimação. “Por isso, a área de serviço deve ser bem organizada para que os espaços sejam distribuídos de forma a facilitar a realização das tarefas e o acesso a todos os objetos que são guardados no ambiente”, finaliza.

otimizar_area_de_servicos

Gostou das dicas? Entenda também as vantagens e escolhas entre cortinas e persianas.


Deixe um comentário