COMO OTIMIZAR O TEMPO NO TRABALHO?

Tempo. Cada vez mais, essa palavra aparece na nossa vida como sinônimo de urgência, de metas e de dinheiro. Mas, você também já parou para pensar que o tempo passado – o dia que terminou, a noite que está indo embora, o final de semana que chegou ao fim – não volta mais?

Por essa razão, cada vez mais, precisamos otimizar o nosso tempo – e, por que não, a nossa vida? Que tal começar pelo trabalho, já que grande parte do nosso dia é dedicado a ele?

Algumas dicas podem ajudar. Confira!

07

Separe as coisas

Está saindo para trabalhar? Tire da cabeça outras preocupações! É difícil? Sim, mas trabalhar com a cabeça em outro lugar não vai resolver nenhum problema. Se for necessário, peça ajuda ou um tempo para resolver os assuntos pessoais. Da mesma forma, ao terminar suas tarefas de trabalho, desligue o botão e dedique-se às outras atividades de sua vida: seja à família, ao lazer, aos esportes, viagens, estudos, leituras, ou o que preferir, mas nunca “misture as estações”.

Nada de mesa (ou HD) bagunçados

Além de dar uma péssima impressão para os colegas e chefes, uma mesa bagunçada não ajuda a otimizar o tempo no trabalho. Pelo contrário: o tempo que você gasta procurando papéis e relatórios seria muito melhor aproveitado se você gastasse apenas cinco minutos, toda manhã e ao sair do trabalho, para organizar a sua mesa. O mesmo vale para seu o computador.

Lista de tarefas: isso funciona!

Pode parecer algo simplório, mas realmente funciona. Isso acontece porque você relaxa ao saber que não vai esquecer de nada que tem para fazer naquele dia. Mas, faça isso de uma forma organizada. Chegue para trabalhar, dê aquela geral na mesa (lembra?) e aí verifique a sua agenda, os e-mails e outras fontes de “compromissos”.

Prioridades: o que fazer primeiro?

Agora, analise a sua lista e defina a prioridade de cada tarefa.

Compromissos com outras pessoas

Não se esqueça de incluir na sua lista aqueles compromissos inadiáveis e que terão que ser cumpridos de qualquer forma, como reuniões, visitas a clientes, teleconferências etc.

Esvazie a caixa de entrada

Pronto: comece a trabalhar já sabendo quando terá que parar por conta de compromissos inadiáveis e qual é o tempo para cada tarefa. Se notar que determinada tarefa não terminou no tempo estimado, verifique a sua lista e veja se vale a pena continuar nela ou se é melhor partir para a próxima. O importante é nunca empacar!

Tempo extra

É bom sempre deixar um tempinho extra em sua lista, se possível. Caso não seja necessário, relaxe! Isso mesmo. Ninguém é de ferro e pequenos intervalos são uma maneira de otimizar o tempo no trabalho e a sua produtividade.

Colaboração

Uma empresa é uma reunião de pessoas com um objetivo comum, cada uma com a sua tarefa. Será que não existe uma tarefa que você poderia executar mais rapidamente e eficientemente em colaboração com um colega? É claro que isso tem que ser uma via de mão dupla. Crie grupos, pense em projetos em equipe, troque experiências.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ser uma excelente aliada para quem busca agilizar o tempo no trabalho. Por outro lado, é preciso saber usá-la. Em primeiro lugar, evite distrações excessivas em mídias sociais e, além disso, não abandone nunca a regra 6: esvazie a caixa de entrada. Se você ficar interrompendo o trabalho toda vez que o Whatsapp ou a caixa de e-mail chamarem, não tem como otimizar o tempo no trabalho.

Lazer, saúde e sono

Não tem como aproveitar o tempo no trabalho se você aparecer na empresa cansado e doente. Durma o suficiente, pratique atividades físicas e se divirta de forma saudável. Afinal, você trabalha para isso.

Quer ser ainda mais feliz no trabalho? Confira sete conselhos do autor do livro “Felicidade S.A.” clicando aqui.

Fonte: Safatec

___

Nós também temos um e-book com dicas interessantes sobre a gestão do tempo. Que tal baixá-lo agora mesmo para otimizar a sua rotina em todos os aspectos da sua vida? É só clicar aqui.


Deixe um comentário