CORES, FORMATOS E DESENHOS DIFERENTES: 5 ESCADAS PARA SERVIR DE INSPIRAÇÃO

Antigamente, as escadas tinham uma única função: levar de um andar para o outro. Hoje, elas assumiram outro papel de destaque, ganhando a nobre missão de compor a decoração – e arrasar!

Convenhamos: as escadas, enquanto elemento arquitetônico que pode (e deve!) fugir do senso comum, podem virar a atração de um ambiente.

Preste bastante atenção nessas cinco inspirações que separamos para você. Aprecie e coloque em prática!

1. O poder do amarelo

68

Nesta casa em Curitiba, com projeto assinado pelo arquiteto Luiz Maganhoto e o designer Daniel Casagrande, a escada brilha no living integrado. Feita de estrutura metálica, a estrutura sinuosa recebeu pintura amarela e pode ser vista de qualquer área do ambiente. No andar superior, um leve e delicado guarda-corpo de vidro recebe os moradores.

2. Elegante e discreta

69

Uma estrutura metálica pintada na cor preta compõe esse triplex, criado pelo escritório Arkitito, e está presente em vários elementos do projeto. No andar intermediário, ela aparece na escada, que parece flutuar no espaço, e na estante, fazendo um contraste interessante com degraus de madeira.

3. Tapete divertido

70

Nesta escada, que fica em um corredor branco do piso ao teto, o estúdio Peter Legge Associates escolheu um tapete cheio de personalidade para criar um clima divertido. Além de pincelar cor no espaço total-white, a peça de decoração exibe uma espécie de degradê gráfico, que vai do azul ao verde, e, na extremidade inferior, um recorte que remete a forma de um líquido despejado.

4. Escada e estante

71

A sala criada pela Zminkowska De Boise Architects mostra como usar a criatividade para multiplicar o espaço. Enquanto os espaços entre os degraus da escada ganharam profundidade e se tornaram prateleiras para livros, um recanto debaixo de um armário virou um banco de leitura.

5. Modernismo orgânico

72

Neste projeto do escritório Osborn Architects, a simplicidade foi o caminho escolhido para a criação desta escada. Com um desenho leve, a estrutura feita de concreto flutua no espaço, presa por um guarda-corpo com barras de metal. O resultado é uma atmosfera contemporânea e elegante.

Nós queremos saber: qual escada vai servir de inspiração para o seu lar?

Fonte: Casa Vogue


Deixe um comentário