Cresce a consciência ambiental no País, revela pesquisa

Pesquisa mostra que a consciência ambiental dos brasileiros quadriplicou desde 1992. Em levantamento realizado durante a Rio-92, 47% dos entrevistados disseram não saber identificar problemas ambientais. Neste ano, o porcentual foi de apenas 10%.

A pesquisa “O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável” mostra que, na média nacional, 34% dos brasileiros ouvidos sabem o que é consumo sustentável. “Esta é uma pesquisa que mostra claramente as tendências”, explica a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Brollo de Serpa Crespo.

Nessa projeção, a população da Região Sul mostrou-se mais engajada ambientalmente. Mais da metade dos sulistas sabem o que é consumo sustentável. “A diferença do Sul é impressionante em termos dos mais altos índices, não só de acertos, mas de atitudes corretamente ambientais”, disse.

Os mais jovens e os mais velhos são os que menos conhecem a realidade ambiental, mas a consciência aumentou. Há 20 anos, quase 40% dos entrevistados entre 16 e 24 anos não opinaram sobre problemas ambientais, assim como mais de 60% dos brasileiros com 51 anos ou mais. Este ano, as proporções caíram para 6% entre os jovens e 16,5% entre os mais velhos.

“Isso tende a mudar ainda mais, porque agora temos todo um trabalho de educação ambiental nas escolas, o que vai se refletir nas faixas seguintes ao longo dos anos”, diz Samyra.

Fonte: Terra – Por DiárioNet
Crédito da fotografia.


Deixe um comentário