Curiosidade: Como surgiu a sauna, um dos diferenciais do Villeneuve Residence?

Apartamentos requintados e sofisticados, como é o caso do Villeneuve Residence, oferecem aos moradores a sauna. Mas, você sabe como surgiu a ideia de criar um ambiente muito aquecido que tem como objetivo propiciar relaxamento e promover o convívio social entre os frequentadores do recinto?

Acompanhe a matéria da revista Mundo Estranho (http://goo.gl/exMsCo) e surpreenda-se!

sauna_villeneuve_residence

Sauna seca Villeneuve Residence

Ela apareceu há cerca de nove mil anos, criada por povos nômades que ocuparam a Finlândia na pré-história. “A sauna é um símbolo de nosso país e até hoje é o primeiro cômodo que um finlandês ergue quando vai fazer uma casa. Atualmente, existem 2,2 milhões de saunas para 5,2 milhões de habitantes”, afirma o antropólogo Juha Pentikäinen, da Universidade de Helsinque, na Finlândia. O tipo mais tradicional, a chamada savu sauna (“sauna de fumaça”), era uma construção escavada no pé de um morro, formando uma espécie de caverna subterrânea. Para os pioneiros finlandeses, a sauna era considerada um lugar sagrado, onde se purificavam o corpo e o espírito. Lá ocorriam rituais de curanderia, partos e até casamentos! Como em um cerimonial religioso, também havia regras rígidas: era proibido fazer barulho, fofocar ou falar mal de alguém. A invenção finlandesa deu origem ao tipo que hoje conhecemos como sauna seca. O banho de vapor ou sauna úmida surgiu bem depois, na Grécia antiga.

Mas, foram os turcos que mais avançaram nessa técnica, aquecendo caldeirões de bronze cheios de água em grandes salões de mármore com teto côncavo, desenvolvendo o chamado banho turco. Entre todos esses povos, a sauna era muito popular por seu suposto poder curativo. Ainda no século 4 a.C., o grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, afirmava que a temperatura alta podia tratar qualquer doença. “É um grande exagero, mas de fato a sauna úmida funciona como uma inalação, facilitando a secreção dos pulmões e a limpeza do nariz”, diz o otorrinolaringologista João Ferreira de Mello Jr., do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Mas, quem tem problemas cardíacos ou alguém na família que sofra dessas complicações deve evitar o hobby. “A desidratação provocada pelo calor da sauna concentra o sangue e aumenta a probabilidade de entupimento das artérias”, afirma o hematologista Cyrillo Cavalheiro Filho, do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.


Deixe um comentário