De almofadas a cortinas: saiba como decorar com tecido

Por Fernanda Frozza

Na hora de decorar, são os detalhes que fazem a diferença. Por isso, vale se dedicar para escolher as cores da cortina, a estampa das almofadas e a toalha para a mesa. No livro “Como ninguém pensou nisso antes – 25 temas com boas ideias para a sua casa”, Chris Campos explica que ousadia e extravagância não são exclusivas para novelas e cenários de televisão. “Já reparou o quanto é difícil se libertar do medo de errar na hora de decorar o próprio espaço? É a síndrome do sofá bege. Na dúvida, quase todo mundo vai de bege – tão sem graça como medroso. Sofá amarelo, laranja, azul-turquesa, já pensou nisso?”, encoraja Chris.

E é nesse clima, pensando em encorajar as pessoas na hora de estilizar própria casa, que ela selecionou algumas dicas para decorar com tecido sem medo de errar.

Cores iguais
Você até pode misturar almofadas com estampas diferentes, seja xadrez, folhagem, bolinha ou listras, desde que elas tenham alguma cor em comum. Por exemplo, se as duas tiverem detalhes em azul, a combinação fica harmoniosa e está liberada.

Tecido liso e estampa
A dica é antiga, mas é uma boa opção para quem quer deixar o ambiente colorido e sem exageros. Misture estampas com tecidos lisos em cortinas, almofadas, tapetes e papeis de parede.

Estampa do mesmo tema
As cores até podem ser diferentes, desde que o tema das estampas tenha afinidade. “No caso das almofadas, uma tem que ter a ver com a outra. Por exemplo, pode escolher um tema, como paisagem, e misturar estampas de folhagem ou árvores que fica legal”, aconselha Chris.

Opostos que combinam  
1 – Mistura de estampas florais
2 – Listras com xadrez
3 – Estampa de bicho com folhagem tropical
4 – Xadrez ou listras com tecidos lisos, que podem ser combinados com uma cor predominante nas estampas
5 – Flores com listras ou com xadrez

Melhor evitar
Nem todas as junções de estampa dão certo. O ideal é colocar as misturas lado a lado e “treinar o olhar”. Ainda assim, para iniciantes, é melhor evitar algumas combinações que podem cair facilmente no erro. “Uma coisa difícil é usar tecidos diferentes, como veludo misturado com algodão fininho. As texturas são uma maneira de unificar e deixar a combinação das estampas mais legal”, detalha Chris. Outra dica é fugir de cores com contraste muito grande, como vermelho e preto.

Cores diferentes que dão certo  
1 – Marrom, verde em tom pastel e azul em tom pastel.
2 – Vermelho-tomate e azul claro
3 – Laranja com azul turquesa
4 – Pink com vermelho e roxo

Fonte: Terra


Deixe um comentário