Desafio: acerte na decoração com oito segredos dos arquitetos

Quadros, sofá, cama, tapete, cores, estante, prateleira, mesa, estampas, iluminação – ufa! Quanta coisa! A verdade seja dita: combinar tantos elementos na decoração é um desafio, não é mesmo?

Para ajudar você nessa missão (que não é impossível!), vale a pena conferir oito segredos profissionais que a arquiteta Beatriz Quinelato resolveu contar. Anota aí!

1. Antes de comprar, analise o que você já tem

Disponha todos os móveis que já possui no lugar que vai ser decorado, antes de tomar qualquer decisão. Por exemplo, se você já tem o sofá e pretende comprar uma mesa de centro e uma poltrona, veja se o espaço é suficiente. Essa é a melhor forma de visualizar a mudança.

2. Acerte no uso das cores

Sala com sofá branco, parede azul e estante amarelo

A solução para incluir cores na decoração é investir em uma base neutra, como branco, cinza ou cru, e acrescentar um ou, no máximo, dois tons fortes complementares em detalhes, como mesa lateral, tapetes ou almofadas. Outra solução é pintar apenas uma parede ou escolher um móvel maior, como o sofá, para ser o foco de cor.

3. Tenha as medidas sempre em mãos

Antes de sair em busca dos novos móveis, tire a medida do ambiente que deseja decorar. Algumas lojas contam com profissionais que podem ajudar a decidir a melhor medida e modelo do que você pretende comprar.

4. Espelho, sim, mas com moderação

Apartamento com mesa de jantar de espelho e espelhos na parede

O espelho é um curinga, pois ajuda a ampliar o ambiente, destacar uma peça de design e tornar qualquer cantinho mais charmoso. Mas, como tudo na decoração, deve ser usado com moderação e nunca um espelho de frente para o outro, pois eles se refletem e causam uma sensação nada agradável de visão infinita.

5. Teste a tinta

A melhor maneira de escolher o tom certo é testar! Na parede a cor nunca é igual ao catálogo, por isso, antes de comprar aquele galão enorme, escolha duas ou três opções e faça o teste com latas menores. É uma saída econômica e eficiente.

6. Elimine coisas desnecessárias

Sala com decoração em excesso

Muitos enfeites, quadros e almofadas tornam o ambiente pesado e difícil de limpar. Se o objeto não tem uma função e não completa o espaço, repense se vale a pena mantê-lo ali.

7. Ouse, arrisque, fuja da mesmice

Quarto com decoração em preto e escritas na almofada

Já pensou em apoiar o quadro em um móvel ou até usá-lo como bandeja em vez de pendurá-lo na parede? Que tal usar modelos de cadeira diferentes na mesa de jantar? Ou aproveitar móveis como criado-mudo? Pode ser um banco e até uma escada. O importante é repensar novas funções para os objetos.

8. Não tenha pressa

Sala com pouca decoração

Faça as mudanças aos poucos. Dessa forma, você pode se certificar de que aquele desejo por determinado móvel ou objeto é duradouro e se ele realmente vai fazer sentido no ambiente que você o imagina. Amadurecer uma ideia é sempre bom – não só na decoração como na vida, não é mesmo?

Você está preparado para deixar o seu apartamento Proma ainda mais bonito e bem decorado com essas dicas? 😉

Fonte: Revista Casa e Jardim


Deixe um comentário