Dicas: Como integrar a televisão à decoração?

Estantes, paredes, aparadores, painéis – qual é a melhor maneira de integrar a televisão à decoração do seu lar? Cada vez mais, outras dúvidas também surgem no decorrer do processo: embutir ou não a TV? Aproveitar ou não a TV em mais cômodos por meio de um móvel giratório? TV colorida ou preta?

Para auxiliar você com essas questões, o Blog Proma – inspirado nos projetos do site da revista Casa e Jardim – apresenta alguns ambientes para servir de inspiração. Confira!

dicas-de-decoração-como-integrar-televisao-a-decoracao-1

1 – Estante com nichos de concreto

A estante que abriga a televisão neste living foi desenhada pelo arquiteto Felipe Hess, responsável pelo projeto. Toda feita com nichos de concreto moldado e com recuo no piso e no teto, o efeito é de uma caixa solta e cheia de leveza.

2 – Esquadria de madeira

A TV e os nichos foram encaixados na esquadria de madeira com perfis de aço, mais grossa para passarem os fios da instalação elétrica. A marcenaria, da Madeartte, e os sofás, da Álvaro Estofados, têm desenho de Domingos Pascali e Sarkis Semerdjian.

dicas-de-decoração-como-integrar-televisao-a-decoracao-2

3 – Estante de madeira com laca azul

A designer de interiores Magda Marconi criou uma estante com nichos de tamanhos variados e com acabamento de laca azul, fixados no painel de freijó sarrafeado, onde a televisão foi fixada. A execução é da Japy Marcenaria.

4 – Parede de drywall

Neste living, a arquiteta Fernanda Dabbur instalou parede de drywall para a TV e para a estante. O visual limpo se deu graças ao padrão dos acabamentos, com parede de cimento queimado Terracor e estante de laca cinza brilhante.

dicas-de-decoração-como-integrar-televisao-a-decoracao-3

5 – Televisão embutida

A televisão foi embutida na marcenaria executada pela Marvelar, em laca acetinada cor azul Bic, projeto da arquiteta Fabiana Stuchi, da Stuchi e Leite Projetos. Embaixo, há nichos para os equipamentos e duas gavetas para DVDs. Nas laterais, as portas abrem por toque.

6 – Painel de madeira natural

Com acabamento de freijó, o móvel da TV, executado pela Marcenaria da Projearte, integra a parede revestida da mesma madeira neste living. “Optei pelo painel de madeira natural, que veste a sala e a torna aconchegante”, explica a arquiteta Vanessa Féres.

dicas-de-decoração-como-integrar-televisao-a-decoracao-4

7 – Lareira e TV

O duto desta lareira foi aproveitado para criar na parede o volume de alvenaria e instalar a TV no alto. A fiação é levada por conduítes para o forro de gesso no teto, onde ficam as caixas de som. Projeto do escritório Messa Penna.

8 – Ambiente multiuso

Os arquitetos Fernando Henrique de Abreu e Fabiana Rosello projetaram a estante com faces voltadas para a sala de estar e para o dormitório. No centro, a TV presa a uma haste de ferro articulada atende aos dois ambientes. Execução da marcenaria Arte Viva.

dicas-de-decoração-como-integrar-televisao-a-decoracao-5

9 – Painel de imbuia

A TV foi apoiada em um painel de imbuia, assim como o móvel suspenso abaixo dela. A grande quantidade de madeira usada neste projeto da designer de interiores Magda Marconi deixou o ambiente aconchegante.

10 – Estante sem pés

Na sala deste apê, onde vivia a blogueira Gabriela Pugliesi, a TV foi acomodada em uma estante sem pés, que esconde um pequeno bar e uma cristaleira. Projeto das arquitetas Stephanie Wolff e Beatriz Fujinaka, da Wolff + Fujinaka Arquitetos.

dicas-de-decoração-como-integrar-televisao-a-decoracao-6

11 – Parede de tijolos

A arquiteta Paula Leonardo, do Studio ML.2, foi responsável pela reforma deste sobrado, que ganhou parede de tijolos Autumn, da Palimanan, para apoiar a TV. O espaço tem ainda nichos com livros e peças de decoração.

12 – Parede escura

No andar superior do sobrado do cabeleireiro e criador da marca Estúdio W – Wanderley Nunes, o quarto funciona também como home theater. A TV e os nichos foram disfarçados na parede escura. O projeto e a execução da reforma são da arquiteta Juliana Dias.

dicas-de-decoração-como-integrar-televisao-a-decoracao-7

13 – Painel sem estante

Os arquitetos Luis Fernando Rocco e Fernando Vidal, do escritório RoccoVidal P+W, optaram por instalar a televisão no painel de ipê-peroba, sem estante, apenas com um aparador abaixo do aparelho. Execução da Brumol Marcenaria.

14 – Uma TV para quatro ambientes

Para oferecer ao morador uma televisão nas salas de estar e de jantar, na varanda e na área de leitura, o escritório Suíte Arquitetos instalou a TV em uma caixa de MDF acoplada a uma haste de ferro articulada, que gira para os quatro ambientes. Execução da Marcenaria Clamom.

Com tantas inspirações, não tem mais desculpa para não caprichar na decoração do espaço onde todos podem compartilhar momentos divertidos em família!


Deixe um comentário