Dicas para planejar um closet espaçoso e organizado

Melhor do que acompanhar a construção de um empreendimento, é planejar os móveis do seu apartamento. É uma ansiedade boa e que demonstra que o sonho está realmente virando realidade: cada cômodo do jeito que você sempre pensou, cada eletrodoméstico escolhido com cuidado e cada detalhe selecionado para criar harmonia e aconchego no seu lar.

Um dos espaços mais sonhados, principalmente para as mulheres, é o closet, que precisa ser bem planejado para que os móveis atendam às necessidades. Privilégio de apartamentos grandes, como é o caso do Lumina Residence – empreendimento da Proma que está em fase de construção e cujas plantas variam de 128 m², 132 m² ou 203 m² –, os armários, gavetas e prateleiras devem ir ao encontro das necessidades dos moradores.

Para facilitar o seu planejamento, o Blog Proma compartilha uma matéria que vai auxiliar no planejamento do seu closet.

dicas-para-planejar-um-closet-espaçoso-e-organizado

dicas-para-planejar-um-closet-espaçoso-organizado

De acordo com a arquiteta Laurimar Coelho, o projeto ideal é aquele que atende exclusivamente às necessidades do cliente. “Antes de elaborar qualquer móvel é preciso saber o que o cliente pretende guardar e como guardar. É importante também avaliar quantidades. Há pessoas que têm um número muito maior de peças com uma mesma característica como, por exemplo, camisetas ou vestidos longos para festas”, diz. Por conta disso, ela explica que deve ser feito um levantamento prévio das peças para desenhar o móvel com os espaços específicos para cada item.

Hábitos também devem ser levados em conta na hora de pensar em como fazer um closet. É importante saber o que o cliente costuma utilizar com mais frequência para acomodar esses objetos ou roupas com maior facilidade. Laurimar alerta que, se a casa abrigar idosos ou crianças, é importante prever o acesso aos objetos de forma a evitar acidentes.

Como fazer um closet com a ajuda da marcenaria

A arquiteta Adriana Victorelli prefere desenhar projetos para serem executados por marceneiros. “Além de conseguir um resultado mais personalizado, fica mais fácil atender aos anseios e necessidades de cada pessoa individualmente”, garante. Segundo ela, é possível fazer armários com gavetas largas, além de nichos e sapateiras divididos em portas de correr ou abrir de igual tamanho, sem ficar preso às modulações dos planejados.

Luciana Corrêa diz que adora trabalhar com marcenaria, pois é possível fazer qualquer formato, tamanho ou cor. “Fica realmente sob medida. Em nosso escritório, enviamos uma planilha para o cliente listar o que tem, quantas unidades, como gosta de guardar as coisas (nichos, cabides, calceiro, etc.) e desenhamos sob medida. A marcenaria se adapta ao cliente e não o contrário”, argumenta.

E aí, já se inspirou para fazer o seu? Aproveite essas dicas, contrate um bom profissional e coloque seu projeto em prática!

Fonte: Revista ZAP Imóveis


Deixe um comentário