Duas xícaras de leite por dia são suficientes para saúde da criança

“Quanto leite de vaca devo oferecer ao meu filho?”. Se já se fez essa pergunta, eis a resposta: duas xícaras por dia. De acordo com uma pesquisa financiada pelo Instituto Canadense de Pesquisa em Saúde e o Hospital St. Michael, ambos no Canadá, essa é a quantidade ideal para manter níveis saudáveis de vitamina D e ferro, dois dos mais importantes nutrientes da iguaria. Os dados foram divulgados pela publicação online Pediatrics.

Os cientistas analisaram mais de 1,3 mil crianças com idades entre 2 e 5 anos. “Vimos que duas xícaras de leite de vaca por dia são suficientes para manter níveis adequados de vitamina D para a maioria das crianças, assim como estoques de ferro”, disse o pediatra Jonathon Maguire.

O estudo também sugere que os voluntários com pigmentação de pele mais escura podem não ter quantidade suficiente de vitamina D durante os meses de inverno. A sugestão, então, é investir em suplementação de vitamina D no frio em vez de consumir mais leite, para aumentar o estoque e ainda preservar as reservas de ferro. “A deficiência de vitamina D em crianças tem sido associada a problemas de saúde óssea e a deficiência de ferro à anemia e atrasos no desenvolvimento cognitivo”, concluiu Maguire.

Fonte: Terra | Crédito da fotografia


Deixe um comentário