Economia: organize a sua casa com tubos de PVC

Essa não é a primeira vez que comentamos, por aqui, que para ter uma casa organizada não é necessário gastar muito dinheiro. Atualmente, basta ter um pouco de criatividade e paciência para pesquisar dicas bem fáceis de serem colocadas em prática, para que tudo fique em ordem no seu lar.

Para ajudar você nessa tarefa, mais uma vez, compartilhamos algumas ideias feitas com canos de PVC – uma solução barata, mas que deixa a decoração com mais personalidade e acomoda, com praticidade, todos os itens que estão fora do lugar.

Nesse sentido, a arquiteta Mariana Almeida, do escritório Doma Arquitetos, explica que, antigamente, o comum era encontrar os canos de PVC nos bastidores. “O lugar deles era em corredores, garagens de edifícios e áreas de serviço. Mas, como protagonista na decoração, teve início em Nova York na década de 50, quando apartamentos e lofts surgiram de antigas fábricas”, afirma.

Organizadores com sapatos e lápis de tubo de PVC

Hoje em dia, o material assume papel de destaque em ambientes que precisam de personalidade. Além disso, os tubos de PVC podem servir como matéria-prima para diversos elementos. “Cabides, porta-chapéus, jardineiras, luminárias, porta-lápis e elementos vazados e com a versatilidade de suas conexões com móveis, como por exemplo, centros, cadeiras e estantes”, ressalta Mariana.

Mariana destaca, ainda, que os tubos podem formar os nichos de uma estante ou separador dentro da gaveta para organizar pequenos objetos e lingeries. Os tubos podem também se tornar uma linda moldura. Ou, ser usados como jarras para flores.

Parede divisória de tubo PVC e organizadores de gaveta

Luminárias, porta-objeto na parede e até apoio de mesa de centro também estão entre as funções dos tubos de PVC. No banheiro, ele pode fazer a função de porta-papel.

São muitas as vantagens de incluir os canos de PVC na decoração – primeiro, pela durabilidade e, segundo, porque ele pode ser usado de diversas maneiras. “Eles podem ser expostos ao sol sem perder sua resistência e podem ser usados com sua forma natural ou pintados com esmalte sintético na cor escolhida após um breve lixamento”, reforça Mariana.

“Assim, a estética e funcionalidade convivem de maneira harmônica, além do baixo custo, você pode ter personalidade e estilo na sua decoração”, conclui a arquiteta.

O que você achou dessas dicas?

Fonte: Revista Zap Imóveis


Deixe um comentário