Economize tempo na cozinha com 10 dicas superpráticas

Preparar a própria comida faz com que você economize um bom dinheiro no final do mês, ajuda a equilibrar a balança por meio de uma alimentação saudável – afinal, você consegue saber exatamente o que está comendo –, além de ser uma ótima maneira de criar um momento especial ao lado da família e dos amigos.

Você sabe de tudo isso, mas, mesmo assim, tem preguiça (principalmente de lavar a louça e organizar o ambiente!) e acha mais fácil comer fora ou ligar para um disk-qualquer-tipo-de-comida? Quem sabe com essas 10 dicas que separamos você perceba que é possível economizar tempo na cozinha e se divertir.

Vamos lá?

1. Planeje o cardápio

Caneta e caderno para fazer uma lista

Não abra a geladeira “para pensar” e nem vá para a cozinha querendo reinventar com os ingredientes que estão no armário. Para economizar tempo na cozinha, defina o cardápio da semana, anote em um papel, verifique a despensa e faça a lista dos ingredientes necessários.

2. Abasteça a despensa

Vários potes de vidros com mantimentos na despensa

Após planejar o cardápio, abasteça a despensa com ingredientes necessários para a execução dos pratos. Além disso, tenha sempre o essencial, como óleos, azeites, ovos, manteiga, grãos, massas, além das verduras, legumes e frutas que te ajudarão a manter uma alimentação saudável.

3. Capriche no tempero

Quatro vasos com tipos de temperos: cebolinha, alecrim, salsa e manjericão

Ninguém gosta de comida sem sal e sem tempero. Tenha uma seleção de temperos, pimentas, ervas e molhos especiais. Eles têm o poder de transformar um alimento comum em algo muito especial e dar aquela sobrevida às sobras de ontem. Afinal, um bom cozinheiro não desperdiça nada. Que tal montar sua horta em casa? 😉

4. Aproveite as promoções

Além de planejar o cardápio, na hora de ir às compras fique de olho nas promoções. Preste atenção na data de validade e armazene corretamente quando chegar em casa.

5. Organize a cozinha

Cozinha bagunçada, sem espaço nas bancadas e com louça na pia, atrasa todo o processo. Planeje o espaço, limpe os armários, guarde os itens semelhantes juntos, organize os utensílios e tenha medidores para não errar as receitas. Devolva os itens sempre no mesmo local e anote na lista de compras os produtos que estão para acabar.

6. Coloque tudo em ordem

Diversos temperos picados e comidas separadas em potes

Antes de começar o preparo dos pratos, separe os utensílios e ingredientes. Se necessário, corte, fatie, pique as verduras, legumes e carnes que serão usados. Quem nunca começou a executar uma receita e descobriu no meio do caminho que não tinha ovos, açúcar ou farinha?

7. Domine o que está fazendo

Não precisa ser nenhum máster chef, mas é interessante dominar algumas das técnicas básicas da gastronomia. Saber qual faca usar e, por exemplo, quanto tempo os alimentos levam para cozinhar, ajuda a poupar tempo e facilita na hora da execução de um prato.

8. Use o equipamento adequado

Panelas, frigideiras e utensílios domésticos para cozinhar

Você não precisa gastar muito dinheiro em equipamentos de cozinha para ser um bom cozinheiro. Entretanto, você deve investir em duas ou três facas e mantê-las sempre afiadas, além de comprar uma boa panela e uma frigideira.

9. Limpe enquanto cozinha

Uma forma excelente para reduzir a bagunça e economizar o tempo é limpar enquanto cozinha. Vale lavar o talher e os potes que acabou de usar e também limpar imediatamente a sujeira da bancada. Quando terminar não estará tudo limpo, mas você não terá que enfrentar aquela pilha enorme de louça e panelas.

10. Transforme a cozinha num ponto de encontro

Jarra com pedaços de laranja e uma pessoa colocando vinho

É comum que o trabalho de cozinhar recaia somente sobre uma pessoa da casa e que somente ela cuide da cozinha. Procure envolver sua família ou amigos na preparação dos pratos.

Peça a ajuda das crianças – é superdivertido cozinhar com os pequenos. Dividir o trabalho economiza tempo, além de ser muito bom passar um tempo na cozinha conversando e cozinhando.

Com essas dicas você perceberá que cozinhar não será mais uma tarefa chata. Com um pouco de organização é possível economizar tempo na cozinha, além de aproveitar esse momento tão especial com a família ou com os amigos. Mãos à massa!

Fonte: Blog Chega de bagunça


Deixe um comentário